Jeferson oficializa pré-candidatura de Nita: “Reconheço que é uma mulher de valor”

O ato, que lotou o Clube Unidos do Suape, contou com a participação do chefe do Executivo, dois deputados, dois vereadores, funcionários e lideranças políticas.

Jeferson oficializa pré-candidatura de Nita: "Reconheço que é uma mulher de valor" -Foto Bahia Manchetes.

Os Progressistas e o prefeito Jeferson Andrade oficializaram nesta segunda-feira (20) a pré-candidatura à prefeita de Madre de Deus da Secretária Municipal de Educação, Nita de Brito. A confirmação do nome dela já era esperado, e o anúncio foi feito pelo prefeito na terça-feira (14) após reunião com aliados.

O ato, que lotou o Clube Unidos do Suape, no bairro do Suape, contou com a participação do chefe do Executivo, Deputados Nilton Bastos (PP) e Cláudio Cajado (PP), Vereadores Renato de Martins (PSD) e Claudia Copque (PSB), funcionários e lideranças políticas.

A ex-prefeita Nita iniciou seu discurso agradecendo a diversas lideranças que marcaram presença no lançamento de sua pré-candidatura, em especial ao prefeito Jeferson Andrade (PP).

“Primeiro pela confiança, por ter me dado a oportunidade de estar trabalhando no seu governo. Segundo, pela confiança é claro, [na pré-candidatura de prefeita] que não foi imposto, mas com certeza quando a coisa aconteceu ele aceitou, e com certeza você vai nos ajudar muito”, disse.

Visivelmente emocionada, Nita que é católica fervorosa, citou Deus por diversas vezes durante seu discurso. Ela ressalta que aprendeu muitas coisas com Jeferson,  e que uma delas é que “não existe sonho impossível” e que ” todos os sonhos podem ser realizados”, descrevendo o ensino de tempo integral como um “sonho realizado”. Para ela, a disputa não será fácil, disse ainda, que será necessário o empenho de todos no grupo.

“Vamos trabalhar com a verdade , vamos trabalhar com respeito. Nosso grupo, é um grupo que têm tudo para crescer, para ficar maior. Sim, com todo respeito, tem que ser um grupo unido, um grupo que se respeita e respeita às outras pessoas”, disse Nita, apontando que é preciso respeitar opiniões diferentes.

Ela rebate ainda os discursos de que Deus não entra na política: “Deus entra em todo lugar que ele ache a porta aberta, e a porta do meu coração estará sempre aberta, para que ele decida o meu destino”.

Por fim, Nita ressalta que é “o momento de crescer o grupo, trazer mais pessoas, plantar novas sementes, regar e deixar florir”, as declaração fazem referência a uma antiga campanha pelo Executivo que destacava as “flores”, inclusive, através de um dos jingles mais usados durante uma disputa eleitoral.

Poucos minutos depois de começar seu pronunciamento, o prefeito disse que ” às vezes é criticado pelo excesso de democracia” que algumas pessoas dizem:” Pega o chicote e vai.” O alcaide dedicou boa parte do tempo para justificar os motivos que levaram o grupo a escolher o nome de Nita.

“Eu prefiro ser democrático para não dar discurso a ninguém.” Ele também ressalta que os três pré-candidatos foram informados como funcionaria o processo de escolha do nome e questiona: “Foi assim Nita, Foi assim Noronha?” Os dois sinalizaram positivamente para gestor. Segundo ele, não existe “imposição” para escolha de Nita e explica que apenas o voto dele não conseguiria eleger ninguém.

Antes da pré-candidata falar para o público presente, Nita ficou ao lado de Jeferson durante parte do discurso.

“Se hoje, Jeferson que um dia foi oposição a Nita. Hoje, depois de uma caminhada, reconheço que é uma mulher de valor, que uma mulher inteligente que é uma mulher preparada para conduzir o destino dessa cidade”, afirmou o mandatário para o delírio de uma claque de aliados.

Em outro momento, o gestor ressaltou que não manda recados e que cita nomes: “Pretendo sim! Que o vereador Marden ainda caminhe conosco, pretendo sim! E a senhora têm buscado incessantemente esse encontro porque todos construímos o caminho para chegarmos até aqui e juntos chegaremos lá”. Discorrendo em seguida com declarações conciliatórias.

“Todos aqueles que quiserem participar deste novo momento da política, serão bem aceitos. Não têm ninguém fora, não estão todos dentro, a porta está aberta. Porque primeiro, nós fazemos parte de um grupo e aqui queria agradecer suas palavras Nilton. Se existe um agrupamento de pessoas que tem um grupo político nesta cidade é esse, e as demonstrações foram dadas”, asseverou.

Os vereadores, Paulinho de Nalva, Joyce Lima e Anselmo Duarte não participaram do lançamento da pré-campanha de Nita, mas as ausências foram ponderadas sob a justificativa de ‘incompatibilidade de agenda’.