Moradores reclamam de bairro abandonado em São Francisco do Conde

Eles alegam que o esgoto e despejado no mar, e que encontram dificuldade para marcar consulta na unidade de saúde. A prefeitura informa que a situação esta sendo resolvida.

Moradores do bairro Caipe de Baixo, em São Francisco do conde reclamam de abandono (Foto: Arquivo pessoal morador)

Moradores da região do Caipe, em São Francisco do Conde, reclamam que o local está abandonado, e reivindicam melhorias. Segundo eles, no bairro do Caipe de Baixo, existe um esgoto a céu aberto que é despejado no mar.

Além da contaminação provocada pelos dejetos, os moradores convivem com o mau cheiro. Marisqueiros e pescadores acabam sendo afetados pela poluição.

Outro problema enfrentado pelos moradores é a dificuldade para marcar consulta no posto de saúde. Eles apontam que o paciente precisa madrugar para garantir atendimento.

Ainda conforme moradores, a situação não é diferente na educação.

“Na escola (Estadual) Ana Junqueira, os pais passaram a noite na fila para fazer a matricula.”, contou uma moradora do Caípe de Baixo que prefere permanecer anônima. Segundo ela, a informação  que teria poucas vagas, fez alguns pais ‘dormirem na fila’. Ela também questiona a qualidade da escolarização, e declara que para matricular os filhos nas escolas municipais os pais precisam chegar de madrugada.

“Meu filho tem 9 anos e não aprendeu muita coisa na escola”, lamentou a dona de casa.

Para moradora, a prefeitura deveria investir mais na educação e saúde do município.

Outro lado

A secretaria municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, informou ao Bahia Manchetes que o Caipe é uma área de invasão, e enfatiza que o problema é antigo, mas que a prefeitura já contratou uma empresa para criar um plano de saneamento para o município.

A secretaria municipal de Saúde informou que as filas de espera para atendimento no PSF do Caipe de Baixo foram causadas porque a unidade ficou sem médico por um curto período, e com a nova contração do profissional de saúde, a demanda acaba aumentando, destaca ainda, que a unidade de saúde irá atender em um espaço físico maior com novas especialidades a partir da próxima terça-feira, ressaltando que mudança irá ampliar o atendimento a população do Caipe de Baixo.

A reportagem do Bahia Manchetes  tentou entrar em contato por telefone com a secretaria municipal de Educação, mas as ligações não foram atendidas.

Moradores passam a noite na fila para matricular filhos em escola estadual de São Francisco do Conde (Foto: Arquivo pessoal)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*