Hospital de Madre de Deus anuncia retomada de especialidades médicas

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pela unidade de saúde.

Hospital de Madre de Deus promove palestras para humanizar o atendimento

O Hospital Dr. Eduardo Ribeiro Bahiana em Madre de Deus, anunciou nesta quarta-feira (5) a retomada das especialidades médicas. De acordo com a unidade, os atendimentos com angiologista, cardiologista, endócrinologista, oftalmologista e Pediatra começaram a ser realizados no início da semana.

Ainda conforme o Hospital, além dessas especialidades os pacientes podem contar com cirurgião pediátrico, cirurgião geral, cirurgião ginecológico e com exames de ultrassonografia, entre outros. Os exames de eletrocardiograma estão sendo feitos de segunda a quinta às 11h, e os de raio-x de segunda a sexta às 8h.  Alguns dos serviços foram interrompidos em janeiro de 2017.

O Diretor Geral do Hospital, Fabio Lima, afirmou que a retomada das especialidades era uma exigência recorrente do prefeito Jeferson Andrade, assim como, a sala de parto humanizado que está em fase final. O diretor ressaltou a expectativa de inaugurar a sala de parto humanizado, ainda em sua gestão, disse ainda,  que os equipamentos já chegaram a unidade.

O Hospital promoveu em outubro,  palestras de Humanização na Saúde, voltada a servidores que atuam na unidade. Após Fábio assumir a direção do Hospital, a Política de Humanização passou a ser adotada. Ele enfatiza que ações simples fazem uma enorme diferença para profissionais e pacientes.

Em 2017, o Ministério da Saúde lançou um protocolo para humanizar o parto normal e reduzir intervenções. Um ano antes, em 2016, foi lançado um protocolo para reduzir cesáreas e incentivar o parto normal.

De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Saúde (ANS), em média, 55% dos partos feitos no país são cesarianas.

Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cesariana pode causar complicações significativas e às vezes permanentes, assim como sequelas ou morte, e deve ser realizada apenas quando for necessária.