Val rebate Anselmo e diz que ‘ele vem há 30 anos errando’ na Câmara de Vereadores

A discussão foi durante a sessão desta terça-feira (4).

Val rebate Anselmo e diz que 'ele vêm há 30 anos errando’ na Câmara Vereadores-Foto- Montagem Bahia Manchetes.

O vereador Val Peças (PSL) rebateu nesta terça-feira (5) as declarações de Anselmo Duarte (DEM), durante sessão na Câmara de Vereadores, que havia afirmado que tem 30 anos de legislatura ao defender o pronunciamento da Secretária Municipal de Educação e pré-candidata à prefeita de Madre de Deus, Nita de Brito (PP), justificando que viu diversos secretários representar prefeitos na Casa.

“Se o vereador [Anselmo] tem 30 anos [no Legislativo], ele vem há 30 anos errando. Eu não faria isso, gosto da senhora. E se for colocar aqui, se for colocar em votação, eu voto a favor pra senhora. Pra senhora ler a mensagem que eu não tô vendo nada demais”, disse.

Apesar de ponderar o embate contra Nita, Val ressalta que querendo ou não a Câmara representa um poder e o regimento interno tem que ser cumprido.

“Não pode! A senhora não era pra tá passando por isso. Eu desejo toda sorte do mundo pra senhora, e a senhora sabe disso. […] Eu perguntei ao presidente quem é que vem hoje ler, vossa excelência disse o que pra mim senhor presidente? Que não sabia quem viria hoje ler”, diz.

Em seguida, o parlamentar aponta para dois secretários do Executivo, afirmado que um deles é advogado: “Muitas das vezes acham que aqui nesta Casa Legislativa só tem alguns patetas, e não é assim, tem que ser respeitado mesmo”.

Val disse ainda que comentou com Anselmo que eles estavam fazendo Nita passar por “constrangimento”.

“Não precisava vereador, porque o ano passado ela não veio aqui, o ano retrasado ela não veio aqui. A secretária não veio aqui desde 2017 que eu retornei. Eu disse aqui aos vereadores, se a senhora tivesse, o ano passado vindo aqui, seria um prazer a senhora sabe disso, a senhora iria tá aqui sempre. Mas eu quero dizer desde já, viu seu vereador? Se for pra colocar, que eu acho que nem precisa colocar em votação, mas se sinta a vontade para senhora ler a mensagem”, disse.

Anselmo retrucou Val e disse que não está errando há 30 anos de forma alguma. Ele explica que pediu ao presidente Paulinho de Nalva (PRB) para colocar em votação. “Eu não questionei que o vereador estava errado, eu apenas disse que o presidente poderia acatar o meu pedido para deliberar, através do plenário a permanência da secretária, que hora veio representar o poder Executivo”, afirma.

Segundo ele, os secretários entraram em consenso ao escolher Nita para ler a mensagem do prefeito. Discorrendo em seguida sobre críticas proferidas por Val contra ele.

“Vossa excelência [vereador Val] anda em vida, vem sempre com duas pedras em cima de mim, mas eu quero que vossa excelência não distorça o que eu falei aqui. Quando eu vi que houve um questionamento, eu tô querendo e continuo respeitando sim está Casa, e o regimento interno desta Casa. Tanto que pedir para que vocês deliberem, eu não pedir aqui para presidente usar da prerrogativa dele e dizer que Nita vai falar”, asseverou.

Para o vereador Lindivaldo Bonfim (PCdoB), Nita representa o prefeito porque é secretária e justifica que existe uma ordem na hierarquia.

“Passa pelo vice quando ele está afastado e pelo chefe de gabinete, quem é o chefe de gabinete é o secretário de governo. Então como senhor disse que é 30 anos [ de experiência na Casa] , mas foram antecessores como o senhor que escreveu essa lei. E não serei eu, nem outros que vão quebrar uma lei que foi escrita pelo senhor e por outros. Então todas as leis quando não são obedecidas, vira anarquia. E, eu não vim pra essa casa para criar anarquia”, diz Lindivaldo.