Sem casos de coronavírus, prefeitura de Buerarema determina abertura do comércio

Feiras voltam a ocorrer a partir de sábado (4) e comércio na segunda (6).

Feira livre de Buerarema volta a acontecer — Foto: João Lucas Martins/G1

A cidade de Buerarema, no sul da Bahia, não possui nenhum caso de coronavírus. Diante da situação do município, na quinta-feira (2), a prefeitura decretou a retomada de alguns serviços.

A partir de sábado (4), as feiras livres estão autorizadas a voltar a funcionar, entretanto, só será permitida a atuação de feirantes locais da cidade. O decreto ainda determina que as barracas, com exceção das que já se encontram fixas no espaço destinado à feira, deverão manter afastamento mínimo de dois metros entre elas.

Os feirantes também devem evitar contato direto com os clientes, os quais devem obedecer, em filas, distância mínima de 1,5 metro entre eles.

Já a partir de segunda-feira (6), o comércio local, como lojas de roupas, calçados e eletrodomésticos, vai ser retomado gradativamente, seguindo horários específicos de atendimento e medidas de prevenção ao coronavírus.

Além disso, indústrias, agências bancárias e lotéricas também podem voltar a funcionar, mas com medidas de higiene. Nas indústrias, por exemplo, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual dos funcionários, em conformidade à determinação da Organização Mundial de Saúde, devendo ser evitadas aglomerações em cargas e descargas. Deve-se priorizar o rodízios dos funcionários entre os turnos.

Apesar das liberações, o decreto mantém medidas de suspensão de atividades e prorrogou a suspensão de atividades religiosas, eventos esportivos, e funcionamento de academias, além da restrição de eventos com aglomeração de 30 pessoas ou mais pessoas. Com informações do G1.