Operação “Tupinambá” cumpre mandados de prisão em Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde

A ação batizada  de "Tupinambá" cumpre mandados de prisão em Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho, Teixeira de Freitas, no sul da Bahia e Rio de Janeiro.   

Operação "Tupinambá" cumpre mandados de prisão em Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde— Foto: Divulgação/SSP-BA.

Uma operação da Polícia Civil da Bahia foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (16) com objetivo de combater organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubos e corrupção de menores.

A ação batizada  de “Tupinambá” cumpre mandados de prisão em Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho, Teixeira de Freitas, no sul da Bahia e Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação integrada é resultado de oito meses de investigação. A operação contou com a participação de equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE), dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Metropolitana (Depom), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), e da Polícia do Interior (Depin) e Polícia Militar (PM).

Além disso, a superintendência de Inteligência da SSP também atua na Operação Tupinambá, dando suporte às investigações.

A operação também conta com a participação da 17ªDT/ Delegacia Territorial de Madre de Deus. Por volta das 10h, a delegada Marcele Guerra disse ao Bahia Manchetes que segue interrogando os alvos da operação na cidade.

Ainda conforme a SSP, um homem de 34 anos, conhecido como “Vado Gordo” apontado como líder de uma das facções alvo da operação, foi preso nesta manhã, em Duque de Caxias (RJ). Ele possuía mandados de prisão e foi localizado por equipes da Bahia com apoio da polícia do Rio de Janeiro.

Durante a operação, um homem foi morto em confronto com a policia, em Madre de Deus. De acordo com a polícia, ele tinha mando de prisão em aberto por tráfico e outros crimes.

Por volta das 8h30, oito homens e três mulheres haviam sido presos na operação. Um táxi com placa de Candeias, arma e drogas também foram apreendidas.

Cães farejadores da polícia encontraram drogas na casa de uma das mulheres. Todo o material e as pessoas presas estão sendo levadas para a sede do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, em Salvador.