Hospital Dr. Eduardo Ribeiro Bahiana retoma cirurgia eletivas em Madre de Deus

O centro cirúrgico conta com três salas e uma equipe específica para realizar as cirurgias eletivas de pequeno e médio porte no hospital. 

O Hospital Municipal Doutor Eduardo Ribeiro Bahiana (HMERB) anunciou nesta quinta-feira (20), que vai retomar as cirurgias eletivas, na próxima terça-feira (25), em Madre de Deus.

De acordo com a unidade de saúde, o centro cirúrgico conta com três salas e uma equipe específica para realizar as cirurgias eletivas de pequeno e médio porte no hospital.

A direção reforça que o ar-condicionado da unidade foram substituídos por equipamentos novos para oferecer melhor conforto aos pacientes.

Segundo o diretor médico, Dr. Eduardo Rocha, o fluxo de procedimentos para pacientes será realizado através de avaliação médica e solicitação feita na secretaria de saúde.

Ainda conforme Eduardo, o cirurgião deve fazer avaliação, pedir os exames pré-cirúrgico e agendar a data.

“Hoje graças à Deus com essas três salas após reforma a gente vai conseguir realizar as cirurgias eletivas, em paralelo com as cirurgias que já aconteciam na unidade. Por exemplo, essas cirurgias eletivas vão ser realizadas e caso tenha uma paciente que necessite de uma cesariana, um paciente que precise de algum outro tipo de cirurgia na emergência, a unidade poderá realizar as duas cirurgias em paralelo no centro cirurgico-2, ao mesmo tempo que ocorre a cirurgia eletiva no centro cirgico-3, com uma equipe completamente diferente”, garantiu.

A diretora geral da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), Dra. Cláudia Carvalho, destacou que quando o paciente busca atendimento na emergência da unidade, caso seja o plantão do cirurgião, a cirurgia poderá acontecer no mesmo dia.

“Mas vale ressaltar de que essa lista [de cirurgias eletivas], na verdade, tem que vir do próprio município. Então o município prepara o paciente que vai passar pelo ambulatório, fazer todos os exames, estando pronto vai ser marcada a cirurgia. Como falei anteriormente, o paciente adentrou o hospital, houve a necessidade, ela será operado” , asseverou.

Dra Cláudia descreveu ainda como “positivo” o apoio dado pelo prefeito Dailton Filho e a secretária de saúde, Salette Guimarães.

Para ela, a gestão da unidade feita pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), deve ser compartilhada, para mostrar para população que essa junção entre a empresa e o poder público é muito importante.

A Secretária Municipal de Saúde, Salette Guimarães, informou que 8 pessoas serão operadas na próxima na próxima semana.

A administradora Zorilmar Teixeira, agradeceu aos funcionários do hospital: manutenção, higiênização, enfermagem, maqueiros, recepcionistas entre outros colaboradores que prestam serviço na unidade.

O prefeito Dailton Filho, a presidente da Câmara de Madre de Deus, Mirlene Dourado, vereadores André da Limpeza e Michele Paz, secretário de governo, Sérgio Gandarela, secretário da juventude, Tássio Gleidson, além de funcionários e colaboradores da unidade e da prefeitura marcaram presença na unidade de saúde na manhã desta quinta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*