Fornecimento de água é reduzido em Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde após fortes chuvas

A ação, conforme detalhou a empresa, tem o objetivo de manter a qualidade de distribuição que pode ser afetada por causa das fortes chuvas.

Fornecimento de água é reduzido em Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde após fortes chuvas (Foto: Divulgação/ Cesan)

O fornecimento de água está ocorrendo com menor volume em Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde e Salvador, de acordo com a
Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), desde terça-feira (27).

A redução temporária de oferta de água afetou atmbém as cidades de Simões Filho, Lauro de Freitas e as ilhas de Salvador (ilha de Maré, dos Frades, de Bom Jesus dos Passos).

A ação, conforme detalhou a empresa, tem o objetivo de manter a qualidade de distribuição que pode ser afetada por causa das fortes chuvas que atingiram a região neste mês de fevereiro.

Segundo a Embasa, diante das fortes chuvas que alteraram as características da água bruta disponível na barragem de Joanes 2, que fica em Mata de São João, permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Ainda conforme a Embasa, o grande volume de chuvas arrastou terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica, como folhas e galhos, de toda a bacia até o rio, modificando a composição da água.

O presidente da Embasa, Leonardo Góes, explicou que a empresa manteve 80% do volume de água e que não houve interrupção do abastecimento. Ele pediu que a população use água com economia neste período.

A empresa informou que interrompeu a captação de água na barragem de Joanes 2 e “técnicos estão trabalhando 24 horas no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento, para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível”.

Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na região metropolitana, explicou que embora o sistema integrado de abastecimento utilize outros mananciais, como as barragens de Pedra do Cavalo e de Santa Helena, no recôncavo do estado e na região, respectivamente, a interrupção da captação em Joanes 2 tem um impacto imediato no volume de água disponível.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*