Exame descarta suspeita de coronavírus em paciente que morreu em Madre de Deus; diagnóstico aponta H1N1

Prefeitura divulgou a informação por volta de 21h20 deste domingo(7).

Hospital de Madre de Deus realizou mais de 12,5 mil atendimentos nos últimos 3 meses

Um exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) descartou a suspeita de coronavírus em uma paciente que morreu em Madre de Deus na sexta-feira (6).

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (7), os resultados de exames realizados pelo LACEN apontaram negativo para coronavírus,porém deu resultado positivo para H1N1.

Segundo informações da prefeitura divulgado, a paciente recebeu atendimento no Hospital Municipal e seria transferida para  o Hospital Couto Maia, em Salvador. Informa ainda, que a UTI Móvel chegou a unidade de saúde de Madre de Deus para realizar o transporte, mas a doença evoluiu e a paciente faleceu.

Ainda conforme o texto, a equipe da Vigilância Epidemiológica está monitorando e dando as orientações de medidas de controle para as pessoas que tiveram contato com a paciente e ressalta que o município não tem nenhum caso confirmado da doença.

Confira a nota da prefeitura:

A Prefeitura de Madre de Deus, através da SESAU, e o Hospital Municipal de Madre de Deus Doutor Eduardo Ribeiro Bahiana comunicam o resultado oficial do exame da paciente que foi a óbito no Hospital Municipal de Madre de Deus ontem (06). A análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), deu NEGATIVO para o Novo Coronavírus (Covid-19). O exame da paciente, que era moradora de Salvador e terá o nome preservado, deu positivo para a Influenza A-Subtipo H1N1.

Com histórico de duas semanas de síndrome gripal, ela procurou atendimento em unidades de saúde em Salvador. Após alta, dirigiu-se à cidade de Madre de Deus, onde reside sua genitora, buscou atendimento médico e apresentou um estado com gravidade. Ela foi acolhida no hospital e colocada na tela da regulação para transferência até o Hospital Couto Maia, em Salvador. Inclusive, a UTI Móvel chegou ao Hospital Municipal de Madre de Deus para realizar o transporte. Entretanto, evoluiu a gravidade do caso e a paciente foi a óbito.

A equipe da Vigilância Epidemiológica está monitorando e dando as orientações de medidas de controle para as pessoas que tiveram contato com a paciente.

O município de Madre de Deus segue até o momento sem nenhum caso suspeito do Novo Coronavírus. A Prefeitura de Madre de Deus e a gestão do Hospital Municipal prestam suas condolências aos familiares.

Ascom- Prefeitura de Madre de Deus
Ascom- Hospital Municipal de Madre de Deus Doutor Eduardo Ribeiro Bahiana.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*