
O ex-deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, foi preso nesta segunda-feira (13) pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE), em Orlando, na Flórida.
A detenção ocorre após ele deixar o Brasil em setembro de 2025, depois de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 16 anos de prisão por participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Desde então, Ramagem passou a ser considerado foragido da Justiça brasileira.
Prisão ocorreu em meio a processo de extradição
A prisão foi realizada por autoridades americanas e está relacionada à situação migratória do ex-parlamentar nos Estados Unidos.
Antes da detenção, o governo brasileiro já havia formalizado um pedido de extradição.
O que pode acontecer agora
Com a prisão, o caso passa a tramitar dentro do sistema migratório dos Estados Unidos. Entre os cenários possíveis estão a deportação ou a análise de eventual pedido de asilo.
Até o momento, não há detalhamento oficial completo sobre as circunstâncias da abordagem nem prazo definido para uma possível extradição.

Seja o primeiro a comentar