
Moradores do bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador, filmaram o momento de uma agressão policial durante uma abordagem da PM a um grupo de jovens. Um dos militares agrediu um rapaz com murros e chute, e fez insultos ao se referir ao cabelo dele.
O caso aconteceu na noite de domingo (2). Nas filmagem compartilhada nas redes sociais, é possível ouvir o policial chamar o jovem de “viado”.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o vídeo será encaminhado para Corregedoria Geral da PM, para ser analisado. A PM disse ainda que “não preconiza com a violência e rechaça todo e qualquer tipo de conduta violenta”.
“Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse cabelo aqui. Você é o quê? Você é trabalhador, viado? É?”, grita o militar, enquanto puxa um boné que a vítima usava. O mesmo policial chega a dar murros na costela do rapaz, além de um tapa no rosto e um chute na barriga.
Depois de agredir o jovem, o policial entrou na viatura e deixa o local. Toda a ação foi filmada de dentro do portão de uma casa. Além da vítima agredida, é possível ver que outros dois jovens também passaram pela abordagem policial.
Em publicação feita no perfil oficial no Twitter, na manhã de terça-feira (4), o governador Rui Costa comentou o caso. “Como governador do Estado da Bahia não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, disse.
O governador afirmou ainda que acompanha a apuração do caso desde a divulgação feita pela imprensa. “Determinei apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas. Para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição”, escreveu na rede social.
“VOCÊ PRA MIM É LADRÃO, VOCÊ É VAGABUNDO … COM ESSA DESGRAÇA DESSE CABELO AQUI”
disse o policial e em seguida PUXA O CABELO DO RAPAZ EM POSIÇÃO DE REVISTA E COMEÇA A ESPANCA-LO.Recebi esse vídeo a pouco. Vamos identificar o “brabão” de farda! Vamos espalhar esse absurdo! ? pic.twitter.com/yOcFRYJGtT
— Santiago, Raull. ? (@raullsantiago) February 3, 2020
/Via G1.
Seja o primeiro a comentar