Trump diz que pode “tomar o Irã em uma noite” e ameaça dizimar pontes e demolir usinas

Fala ocorre em meio à tensão no Estreito de Ormuz; governo iraniano reage e rejeita proposta de cessar-fogo.

Trump diz que pode “tomar o Irã em uma noite” e ameaça dizimar pontes e demolir usinas-Foto:Diuvulgação.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que o país pode “tomar o Irã inteiro em apenas uma noite”.

A declaração foi feita no início de um pronunciamento na Casa Branca.

🗣️ “O Irã pode ser tomado em uma noite, e talvez seja na terça-feira à noite”, disse Trump.

A terça-feira (7) foi estabelecida por Washington como prazo para a reabertura do Estreito de Ormuz, que, segundo autoridades, está fechado pelo Irã desde ataques atribuídos a Estados Unidos e Israel no fim de fevereiro.

A rota marítima é estratégica e concentra cerca de 20% das exportações globais de petróleo.

⚠️ Trump também ameaçou atingir infraestrutura do país caso não haja um acordo considerado “aceitável”. Segundo ele, “todas as pontes no Irã vão ser dizimadas” e “todas as usinas de energia estarão demolidas” até a meia-noite de terça-feira.

No mesmo evento, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que o maior volume de ataques desde o início da operação contra o Irã deveria ocorrer ainda nesta segunda-feira (6), com novas ações previstas para terça.

📌 Trump também comentou o resgate de pilotos de um caça F-15E que, segundo ele, foi abatido em espaço aéreo iraniano dias antes.

No domingo (5), o presidente norte-americano já havia declarado, em redes sociais, que poderia atacar infraestrutura civil caso o Estreito de Ormuz não fosse reaberto.

🌍 O governo iraniano, segundo agências estatais, demonstrou preocupação de que possíveis ataques possam configurar crime de guerra. De acordo com normas do direito internacional, ações deliberadas contra alvos civis em conflitos armados podem ser enquadradas nessa categoria.

Durante um evento de Páscoa na Casa Branca, Trump afirmou ainda que gostaria de assumir o controle do petróleo iraniano. “Se eu pudesse escolher, eu tomaria o petróleo”, declarou.

Na mesma ocasião, o presidente alternou o tom sobre o Irã. Disse acreditar que o país negocia “de boa fé”, mas também afirmou estar “muito chateado” e que o governo iraniano pode “pagar um grande preço”.

Cessar-fogo rejeitado

Trump confirmou ter rejeitado uma proposta de cessar-fogo mediada pelo Paquistão, afirmando que, apesar de significativa, “ainda não é boa o suficiente”.

Mais cedo, o próprio Irã também rejeitou a proposta, segundo a agência estatal Irna, defendendo um acordo que leve ao fim definitivo do conflito, e não apenas a uma trégua.

No domingo, Trump voltou a elevar o tom ao se referir ao governo iraniano, utilizando ofensas durante declarações públicas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*