Quem é o responsável pelo lixo espalhado nas ruas de Madre de Deus?

O lixo depositado atrai ratos, baratas e moscas que pode causar causar doenças à população.

Rua Presidente Afonso Pena têm pilha de lixo na noite de terça-feira (4)- Foto Bahia Manchetes

Na noite desta terça-feira (3) moradores que passaram pelas ruas  Deraldo Araújo Bento,  BA-523 (Rua do Asfalto), Francisco Leitão, e Presidente Afonso Pena presenciou sacos de lixos espalhados.

Dois cachorros disputavam os restos de comida na entrada da Presidente Afonso Pena, e espalhavam os sacos deixados nas ruas após o horário de coleta, revelando a falta de consciência de parte da população. O lixo depositado a céu aberto na madrugada atrai ratos, baratas e moscas que pode causar doenças à população, segundo especialista. Além disso, com a chuva os resíduos e recipientes podem colaborar com desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.

O Coordenador Municipal de Vigilância Sanitária e Ambiental, Leandro Lima, explicou ao Bahia Manchetes na manhã desta quarta-feira (4) por telefone que o problema do lixo espalhado pelas ruas é que moscas podem pousar nos alimentos que serão ingeridos pela população.

“Com o lixo espalhado nas ruas, existe o risco de aumento da quantidade de animais finantrópicos (que aproveitam as condições oferecidas pelos homens para viverem em habitats urbanos ou rurais)”, asseverou.

Ele acresenta que em meio ao lixo deixado nas ruas, há muito material, como latas e copos descartáveis e até uma simples tampa de garrafa pet pode acumular água parada e, assim se transformar em um local propício para o desenvolvimento da dengue.

Leandro também alerta que o material perfuro cortante pode provocar acidentes em moradores e animais como lacerações por conta do lixo despejado irregularmente.

Algumas lixeiras que deveriam ser utilizadas para papel, plástico e papelão, recebem todo tipo de resíduos caseiros, parte do material é desprezado no chão depois que cesto fica cheio.

Lixo espalhado em volta de lixeira na Francisco Leitão- Foto -Bahia Manchetes

O lixo incomoda quem precisa passar diariamente pelos locais. Nas calçadas, caixas, tomates amassados, embalagens de pó de café, copos de iogurte e restos de comida que podem entupir  os bueiros aos serem arrastados pela enxurrada.

Deraldo Araujo Bento, na esquina da Casa Estrela- Foto- Bahia Manchetes

Alguns moradores se queixam que ruas da cidade ficam dias sem varrição, acumulando  papeis, folhas e tampas de garrafas que se misturam com os sacos de lixo. Quem passa por essas ruas têm a sensação de abandono. A falta de fiscalização do poder público e de conscientização de parte da população colabora com a sujeira que deixa a cidade que têm coleta diária com muito lixo espalhado na madrugada. Os pontos com maior acumulo de lixo ficam próximos de comércios.

Lixo deixado no acostamento da BA-523

Lixo deixado na Deraldo Araujo Bento na terça-feira (3)- Foto Bahia Manchetes.
Lixo desprezado em frente à Rua Juscelino Kubitschek.
Rua Deraldo Araújo Bento, numa área comercial-Foto Bahia Manchetes.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*