
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) passa a ser comandada, pela primeira vez em sua história, por uma mulher. O Governo de Minas anunciou a coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, de 48 anos, como nova comandante-geral da corporação.
A oficial substitui o coronel Frederico Otoni Garcia, que ocupava o cargo desde setembro de 2024. A mudança foi definida pelo governador Mateus Simões.
Bacharel em Direito, Cleide ingressou na Polícia Militar em 1997 e construiu a carreira em diferentes áreas da instituição. Antes da nomeação, ocupava a Diretoria de Proteção Social da PMMG.
Ao longo da trajetória, também esteve à frente da Diretoria de Comunicação Organizacional, comandou a Primeira Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e a 228ª Companhia Tático Móvel do 49º Batalhão. A oficial ainda atuou como subchefe do Gabinete Militar do Governador.
A nova comandante possui especializações em Direito Militar, Gestão Estratégica de Pessoas e Violência Doméstica. Com a nomeação, passa a liderar uma das maiores polícias militares do país e se torna a primeira mulher a ocupar o posto máximo da corporação mineira.
Em nota, o Governo de Minas agradeceu ao coronel Frederico Otoni Garcia pelos serviços prestados à frente da PMMG, destacando o compromisso com a segurança pública, a valorização da tropa e o fortalecimento das ações de policiamento ostensivo em todo o estado.

Seja o primeiro a comentar