Prefeitura realiza operação em área de invasão na Quitéria “velha” em Madre de Deus

A SUCOM realiza o serviço operacional para combater novas invasões.

Ação de retirada do aterro (Foto:Reprodução)

Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM) realizaram na manhã de quarta-feira (2) uma operação para impedir novas invasões na área de preservação ambiental do Bairro da Quitéria “velha”.

A Secretária da SUCOM, Kátia Carmelo, comandou a operação que foi batizada de ‘Quitéria Linda’, numa referência de como o bairro será chamado, após o serviço de urbanização.  O bairro ficou conhecido como Quitéria “velha”, após  a criação da Quitéria  nova. Um dos primeiros bairros de Madre de Deus sofre com ruas intrafegáveis, falta de saneamento básico, além disso, uma iluminação pública precária. Isso, associado a uma área de manguezais e mananciais de preservação ambiental.  Ao entrar no bairro, é possível perceber o sinal de uma vida simples, diferente da correria cotidiana. Nos quintais, cordas cheias de roupa lavada, enquanto a fumaça revela o fogão à lenha, crianças brincam livremente na rua, trazendo a recordação de uma antiga Madre de Deus.  Segundo a secretária, o município assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com Ministério Público Federal (MPF) para definir a região que será urbanizada.

Aterro em área de preservação ambiental, segundo a SUCOM (Foto:Reprodução)

Ela ressalta, que administração municipal levou 3 anos para definir o projeto junto com o MPF.

“Quem esta capitaneando todo o processo é a SEINF (Secretária de Infraestrutura) com a execução de todo o projeto urbanístico, e a secretaria de meio ambiente com todo ordenamento da área de proteção do manguezal. Foram eles inclusive que fizeram parte da assinatura do TAC”, diz.

A secretária enfatiza, que a SUCOM fará o serviço operacional para combater novas invasões. “Constatamos uma grande invasão de área de manguezal […] com aterro que demandou uma metragem cubica muito grande de barro sobre uma área de apicum, que é uma área de proteção permanente. Nós deslocamos o pessoal da secretaria, da parte de meio ambiente e de obras para fazer juntamente com o pessoal da SESP (Secretaria de Serviços Públicos), o desmonte daquele material, contamos como o apoio da Policial Militar e COPPA (Companhia de Polícia de Proteção Ambiental). Agradecemos as policias que participaram da operação”.

Retirada do barro, na área de preservação premante ( Foto: Reprodução)

Conforme a secretária, a SUCOM foi “bem recepcionada pela comunidade, até por força de saberem que a prefeitura esta chegando para fazer um projeto grande de urbanização de todo o bairro, com a criação e institucionalização do parque ambiental. É uma obrigação nossa de fazer, determinada pelo Ministério Público Federal, a partir daí, a gente vai deslanchar o projeto”. Questionada sobre o prazo para execução da obra na Quitéria, ela garante que o projeto está em fase final, mas aponta que a “câmara de vereadores precisa  autorizar o empréstimo para executar a obra”.

Ela finaliza afirmando, que acredita que “até o final do ano” as obras já tenham começado.

A operação contou com apoio das policiais (Foto:Reprodução)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*