Madre de Deus está há um ano sem registro de homicídio, diz polícia

O último assassinato aconteceu no dia 11 de agosto, na Rua do Campo, no Centro da cidade.

Delegada Marcele Guerra e Policiais militares durante operação -Foto: Reprodução.

O município de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), completou, neste domingo (11), um ano sem nenhum registro de homicídio, segundo dados  da 17ª Delegacia Territorial (DT/Madre de Deus). O último assassinato aconteceu no dia 11 de agosto, na Rua do Campo, no Centro da cidade.

O dado traz certa tranquilidade para os moradores, já que eles viveram dias de tensão no município. Após diversas investidas das polícias contra o crime na região, o índice de violência caiu drasticamente.Em 2017, só nos seis primeiros meses, foram registrados 6 assassinatos, antes da delegada Marcele Guerra assumir a delegacia em 25 de julho, de 2017. Depois disso, foram registrados apenas dois homicídios, e os autores foram identificados. Assim que assumiu, a Delegada de 33 anos, garantiu ao Bahia Manchetes que seria acessível para comunidade e implacável com a criminalidade.

Além disso, a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar intensificou às ações ostensivas no município. Com o apoio da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, Marcele desenvolveu várias ações de combate ao crime na região.

Ela destaca às ações conjuntas das polícias civil e militar com o apoio de unidades especializadas em operações integradas que são fundamentais para redução da violência.

Ainda conforme a delegada, o apoio da população tem sido fundamental para coibir práticas criminosas no município.

“As denúncias anônimas aumentaram muito, a população colaborou muito ajudando a localizar os alvos prioritários. E o combate ao tráfico tem sido de fundamental importância para diminuição dos homicídios, tendo em vista que os homicídios que ocorreram antigamente tinham relação com a briga entre facções por conta de vendas de drogas”, asseverou Marcele que reforça a “parceria com os policiais  militares” para o redução da violência na cidade.

O tenente Marcos São Pedro, comandante do 3° Pelotão, ressaltou o intenso público flutuante no município que têm cerca de 25 mil habitantes.

“Ampliamos as abordagens e usamos embarcação nas ilhas. A sintonia com a Policia Civil  é fundamental no bom desempenho”, garantiu o oficial.

Além disso,  aumento da presença da polícia nos bairros também é um fator levado em conta quando o assunto é a redução do número de crimes no município.

Diariamente, ações de combate ao crime ocorrem na sede do município e nas ilhas dos Frades, Paramana, Maria Guarda e Bom Jesus dos Passos através de equipes do 3° Pelotão da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM/Candeias) e da 17ª Delegacia Territorial (DT/Madre de Deus). 

Delegada Marcele Guerra e Tenente Marcos São Pedro/Foto- Reprodução SSP

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*