Lixo e resíduos de construção se acumulam após descarte irregular no Genvelho, em Madre de Deus

O prefeito Jailton criticou em 2019 o descarte irregular de lixo no local. 13 meses depois, o espaço continua sendo usado para despejo de resíduos.

Lixo e resíduos de construção se acumulam após descarte irregular no Genvelho, em Madre de Deus-Foto: Bahia Manchetes.

Parte do lixo orgânico e de resíduos de construção civil que é recolhido em Madre de Deus está sendo levado pela empresa de limpeza urbana para um local conhecido como “Genvelho”.

Na região, que fica próximo ao mar é possível encontrar pedaços de madeira, garrafa pet, vidros quebrados, podas de árvores, entre outros materiais que foram descartados de maneira irregular, que acumulam água da chuva, o que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Um morador que não quis se identificar disse ao Bahia Manchetes que o lixo da ilha de Maria Guarda distrito de Madre de Deus vem sendo despejado na localidade. Ele contou que costuma passar pela região diariamente ,e que, percebeu que os contêineres não estão sendo recolhidos pela empresa de limpeza.

A reportagem conseguiu registrar nesta quarta-feira (9) o momento em que uma caçamba que presta serviço para limpeza urbana do município, despejou os materiais no local. Também foi possível notar a presença de fumaça, que indica queimadas dos materiais descartados na região.

Um dos responsável pela empresa de limpeza urbana do munícipio disse ao Bahia Manchetes por telefone, que retirou do local duas caçambas de resíduos na tarde desta quarta.

Em uma das sessões na Câmara Municipal, um dos parlamentares chegou a denunciar que o aterro sanitário não recebeu o pagamento. A situação compromete o serviço de limpeza e favorece o descarte irregular no município.

O lixo foi descartado no Genvelho de forma irregular-Foto: Bahia Manchetes

No dia 4 de novembro de 2019, o então vice-prefeito Jailton Santana usou suas redes sociais para compartilhar um vídeo, no qual ele flagra um caminhão levando resíduos para mesma localidade.

Na ocasião, ele acusou o prefeito Jeferson Andrade, e o então secretário de Serviços Públicos; Jacson Andrade, de degradar o meio ambiente e destruir áreas verdes de preservação ambiental na cidade. (Relembre aqui)

“Primeiro lixão de Madre de Deus, criado pela administração do prefeito Jefersosn Andrade”, disse Jailton na ocasião.

13 meses depois, o espaço continua sendo usado para descarte irregular, com metros de entulho no local apontado pelo atual prefeito como área que deveria de preservação ambiental.(Veja o vídeo abaixo)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*