Um jovem de 25 anos, morreu afogado, na manhã desta terça-feira (9), na praia de Jaguaribe, em Salvador.
Ele foi identificado como Danilo Silva Ribeiro e era morador da cidade de Simões Filho, na região metropolitana.
Conforme relato de testemunhas, Danilo Silva estava no local com mais dois amigos, que foram identifcados como João Brasil e Lucas. Os três jovens se afogaram e foram resgatados por banhistas.
Segundo João Brasil, Lucas é do Paraná e não conhecia o mar. Por causa disso, os amigos decidiram levá-lo para a praia de Jaguaribe, onde ocorreu o afogamento.
Após ser socorrido, Lucas foi diagnosticado com hipotermia, que é quando a temperatura corporal está menor que 35ºC, e encaminhado para um hospital da capital baiana.
Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentaram reanimar Danilo Silva, mas ele morreu no local.
O ambulante Victor de Oliveira estava na praia no momento em que os jovens se afogaram e afirmou que não havia salva-vidas no local.
“O ponto de salva-vidas, que era para estar no local desde cedo, não estava. Isso poderia ter evitado uma tragédia, se eles estivessem desde cedo”, relatou.
De acordo com o chefe do setor de planejamento da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), Kailani Dantas, a equipe começa a trabalhar por volta das 8h.
No entanto, demanda tempo para chegar em cada ponto da orla de Salvador, já que eles atuam da praia do Jardim de Alah até Ipitanga, localizada em Lauro de Freitas, na região metropolitana.
“É uma situação muito triste o que aconteceu aqui. A gente recebeu um chamado durante a ativação dos postos [da Salvamar] e nos direcionamos o mais breve possível para o local da ocorrência. Iniciamos os primeiros socorros e acionamos o Samu para dar entrada em um suporte avançado”, explicou.
De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 503 afogamentos na capital baiana. Desse total, sete pessoas morreram. Com informações do G1.
Seja o primeiro a comentar