O Hospital Municipal Doutor Eduardo Ribeiro Bahiana (HMERB) em Madre de Deus, administrado pela Fabamed, tem realizado procedimentos de cirurgias eletivas com técnicas inovadoras e menos invasivas, como a videolaparoscopia.
O centro cirúrgico conta com três salas e uma equipe específica para realizar as cirurgias eletivas de pequeno e médio porte no hospital.
A direção aponta que os ares condicionados da unidade foram substituídos por equipamentos novos para oferecer melhor conforto aos pacientes.
Além disso, a Fabamed realizou uma série de reformas e melhorias na unidade de saúde.
Depois que a Fundação assumiu o hospital, ocorreram mudanças na estrutura, na velocidade das repostas de pacientes e na qualidade dos serviços, afastando as críticas e gerando elogios de usuários.
As cirurgias eletivas são procedimentos já marcados e sem urgência. Inicialmente, o morador pode conversar com o médico clínico na unidade básica de saúde do bairro para marcar a consulta com o cirurgião.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Salette Guimarães, para fazer a cirurgia eletiva o paciente precisa passar por uma avaliação com o cirurgião no Centro de Especialidades Médicas.
“O médico vai fazer todo acompanhamento, solicitar os exames necessários pré-operatórios, identificar se o tipo de cirurgia é feito aqui mesmo no município. Depois que o paciente fazer os exames, ele retorna pra avaliação dele, se estiver tudo ok, encaminha pra o anestesista. Pra ter uma consulta pré-anestésica, estando tudo ok é liberado pelo anestesista, faz o agendamento do procedimento cirúrgico e realiza a cirurgia”, disse.
Salette acrescenta que existem critérios quando se trata de pacientes portadores de comorbidade.
Ele cita diabetes e hipertensão ao explicar que se for um quadro que após a avaliação do cirurgião e anestesista o paciente precise por exemplo de suporte de retaguarda, de terapia intensiva, não dá pra fazer aqui porque não temos leito de UTI.
Ainda conforme a secretária, o Hospital Municipal realiza cirurgias gerais e ginecológicas.
A gerência da unidade de saúde informou que são realizados no hospital cirurgias de hérnia, tumoração, lipoma laqueadura e vasectomia.
Em boa parte do país existe uma preocupação dos pacientes da rede pública com a fila de espera para cirurgias eletivas. Mesmo aumentando o número de operações a fila de espera segue longa em cerca de 16 estados. Na contramão disso, Madre de Deus tem baixa procura por procedimentos cirúrgicos.
Seja o primeiro a comentar