Dailton diz que vacinas renovam a esperança: ‘Nossa prioridade é a vida, é a saúde das pessoas’

Coletiva de imprensa aconteceu na terça-feira (20) no Centro Administrativo em Madre de Deus.

Dailton diz que vacinas renovam a esperança: ‘Nossa prioridade é a vida, é saúde das pessoas ’-Foto: Bahia Manchetes.

O prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho afirmou na noite desta terça-feira (19) que as vacinas renovam a esperança de que o coronavírus está sendo “atingido” e ” derrotado”. O chefe do Executivo disse ainda que vai lutar para aumentar o número de doses da vacina no município.

“Porque hoje a nossa  prioridade é a vida, é a saúde das pessoas. A nossa saúde é a nossa prioridade, e a educação. A gente precisa tratar isso com muita responsabilidade”, disse Dailton em entrevista ao Bahia Manchetes.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito afirmou que as pessoas perderam o medo do vírus,  mas existe muita gente apreensiva em casa.

“Tem muita gente em casa com medo: os idosos, as pessoas que tem problemas de doenças crônicas, estão sofrendo com isso, estão temendo. Porque muitos estão morrendo”, afirmou o gestor.

A Secretária Municipal de Saúde, Stela Souza disse que a aplicação da vacina deve ocorrer em duas doses, com intervalo de 28 dias.

Ela ressaltou que o público alvo neste primeiro momento são os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente e alguns idosos acamados.

De acordo com Stela, o munícipio conta com 561 profissionais de saúde e a prefeitura recebeu 200 doses de vacinas: “Isso significa que não são todos que vão vacinar agora”.

Ela explica que os trabalhadores de saúde que não estão diariamente cuidando de pacientes infectados com o coronavírus não serão imunizados nesta primeira etapa.

A secretária descreveu o plano de imunização como parte de um projeto “para dar assistência a população” e continuar seguindo as regras de proteção e isolamento social.

A técnica de enfermagem Alta Maria de Jesus, de 73 anos,  seria a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Madre de Deus na manhã desta quarta-feira (20), mas ocorreu uma mudança.

A técnica de enfermagem Alta Maria de Jesus, de 73 anos, ao lado de uma socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dona Alta Maria destacou que trabalha há 30 anos na saúde do município, disse ainda, que é diabética e hipertensa. A primeira profissional de saúde a receber a vacina foi a socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Verônica Vieira dos Santos, de 42 anos.

Além do prefeito Dailton e da Secretária Stela, o vice-prefeito Amilton Pereira, secretários, servidores e quatro ex-vereadores marcaram presença na coletiva de imprensa realizada no Centro Administrativo.

Funcionários presentes na coletiva de imprensa para divulgação do plano de imunização-Foto: Bahia Manchetes.