Cantor e compositor Gerônimo Santana completa 70 anos

Gerônimo começou a se apresentar ainda criança na Orquestra Filarmônica da Ilha de Bom Jesus dos Passos.

O cantor e compositor baiano Gerônimo Santana — Foto: Divulgação.

O cantor e compositor Gerônimo Santana completa 70 anos nesta segunda-feira (26).

Com uma trajetória de mais de 50 anos de carreira.

Nascido na ilha de Bom Jesus dos Passos, que pertence ao município de Salvador, Gerônimo começou a se apresentar ainda criança na Orquestra Filarmônica da Ilha.

Foi a partir dos anos 1960, que a voz de “Eu sou negão” e “Lambada da Delícia”, hinos do carnaval, tomou os palcos de Salvador.

A composição mais famosa dele é a canção “É d’Oxum”, escrita em parceria com Vevé Calasans, que morreu em 2012, com câncer no pulmão.

Os versos da música explodiram para o mundo no final da década de 1990, em regravação de Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil, morta em 2023.

O sucesso virou trilha sonora da minissérie Tenda dos Milagres, da Rede Globo, em 1985.

Com a proeminência, “É d’Oxum” se tornou um dos clássicos da música brasileira, e já foi regravada por artistas dos mais diversos gêneros, como Elba Ramalho, Maria Rita, Rita Benneditto e Dudu Nobre.

Desbravador, ele foi um dos percussionistas do trio Dodô e Osmar.

As canções de Gerônimo são marcadas pela forte instrumentalidade, que bebe da fonte do ijexá – ritmo nigeriano de origem Iorubá.

As letras escritas pelo artista têm apelo para cultura negra e popular, além de um toque sensual. Com informações do G1.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*