Os cortes e podas de árvores em Madre de Deus, tem provocado reclamação entre os moradores do município. As podas começaram há pouco mais de dois meses e, entre as plantas que passaram pelo processo, estão árvores de diferentes espécies.
A poda mudou a paisagem em vários pontos da cidade. Em uma praça na Nova Madre de Deus (Nas Casinhas), depois de uma poda no início do mês de abril que cortou completamente a copa de uma árvore, funcionários da empresa que prestam serviço a prefeitura voltaram ao local na última quarta-feira (24) para cortar a árvore sob a justificativa de que estava podre.
De acordo com ambientalistas, quando se corta a copa da árvore, ela perde a forma original e fica exposta a fungos no local. Em outra rua do mesmo bairro, quatro árvores também foram cortadas, o que acabou auxiliando um morador que abriu uma garagem num local onde haviam duas árvores. Não há detalhes se o morador solicitou o corte das duas árvores, ou se foi uma iniciativa da empresa com aval da secretaria de serviços públicos.
As imagens chamam a atenção pela poda “drástica” e pela grossura da árvore cortada na praça, que sugere que era antiga e estava saudável. A medida adotada pela secretaria de serviços públicos, não agradou a população, que reclama que as ruas da cidade já são pouco arborizadas. A prefeitura ainda não replantou novas árvores na localidade.
No centro da cidade, a imagem do que sobrou da árvore surpreende pela “agressividade”, e ganhou as redes sociais. Um internauta classificou a prefeitura como “gestão cupim” e questiona: “Vai deixar o prefeito acabar com o verde que resta na cidade?”.
O Bahia Manchetes não conseguiu falar com o secretário de serviços públicos, Jacson Andrade, mas o espaço está aberto para manifestações.
Seja o primeiro a comentar