Após negar que deixaria o Brasil, Flávio Bolsonaro vai para os Estados Unidos e descumpre decisão do STF

Candidato derrotado não entregou os passaportes no prazo determinado pela Justiça; saída do país ocorre dois dias após a vitória de Lula no segundo turno.

© Fabio Motta/Estadão Flávio Bolsonaro, senador eleito e filho do presidente Jair Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), derrotado por Lula nas eleições presidenciais de domingo (25), deixou o Brasil nesta terça-feira (27) com destino aos Estados Unidos, apesar de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinava a entrega de seus passaportes e o proibia de sair do território nacional.

A informação sobre a viagem foi confirmada à agência Reuters por um aliado próximo do senador e uma fonte do governo norte-americano. A saída ocorreu após o encerramento do prazo estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes para o cumprimento da medida judicial.

Na segunda-feira (26), Flávio havia publicado um vídeo negando que pretendesse deixar o Brasil. Na ocasião, afirmou que permaneceria no país para organizar a oposição ao governo Lula, reeleito com mais de 4,4 milhões de votos de vantagem.

A sequência dos acontecimentos colocou as declarações do senador em contradição com sua saída do país no dia seguinte.

Diante do descumprimento da determinação judicial, a Polícia Federal cancelou os passaportes brasileiro comum e diplomático de Flávio Bolsonaro. A corporação também informou que adotaria providências para comunicar o ocorrido ao Supremo Tribunal Federal.

A ordem de entrega dos documentos estava relacionada a uma investigação sobre suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo o senador e o advogado Willer Tomaz. Ambos negam irregularidades.

As informações iniciais apontavam que Flávio teria cruzado a fronteira com a Argentina antes de seguir para os Estados Unidos. Naquele momento, as autoridades brasileiras ainda não haviam identificado registro formal de sua saída por postos migratórios.

O episódio acrescentou uma nova dimensão à crise política iniciada após o segundo turno. Além da derrota eleitoral, o senador passou a enfrentar questionamentos sobre o cumprimento das decisões judiciais e as circunstâncias de sua viagem.

A saída do país não representa, por si só, condenação nas investigações em andamento. Entretanto, o descumprimento de uma ordem expressa do STF constitui fato distinto das acusações investigadas e poderá ser objeto de novas medidas judiciais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*