Após aliança entre Jailton e Paulinho, Nalva assume secretaria de governo em Madre de Deus

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta.

Após aliança entre Jailton e Paulinho, Nalva ganha secretaria de governo em Madre de Deus-Foto:Reprodução Facebook.

O PRB, conseguiu o primeiro cargo no governo do prefeito Jailton Polícia (PTB) nesta sexta-feira (8). A escolha de Marinalva Santos conhecida como Nalva para assumir Secretaria Municipal de Governo sela o acordo na base de apoio do atual chefe do Executivo. Ela é irmã do presidente da Câmara, vereador Paulinho de Nalva.

A ex-vereadora, foi demitida, oficialmente, na segunda-feira, mas quatro dias depois, vai assumir um dos cargos mais importantes na prefeitura. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta. Outras lideranças, ligadas a Pulinho e a vereadora Joyce Lima, devem voltar aos antigos cargos, assim como nomeações que devem reforçar a estrutura do partido no governo.

De acordo com interlocutores do governo, o próprio prefeito ofereceu o cargo a Nalva, após a advogada Janete Kotula recusar o convite. Ela vai assumir o lugar de Luis Montal que havia sido nomeado recentemente.

A nova fase de relacionamento entre Jailton e o Legislativo reconfigurou o cenário político na cidade, a base governista conta com 8 parlamentares, o mesmo número, que o então prefeito Jeferson Andrade tinha na Câmara. Os opositores, eram os vereadores Juscelino Silva, Kikito Tourinho e Val Peças. Atualmente, a oposição a Jailton conta com Anselmo Duarte (PP), Cláudia Copque e Renato de Martins (PSD).

O clima na base governista, por ora, é de reorganização política e tranquilidade. Por outro lado, a tensão domina boa parte dos aliados de Jeferson. O desembarque de Paulinho e Joyce gerou uma nova crise interna, ex-governistas já visualizam o difícil cenário para Andrade que se distanciou da política local, e assiste de longe o seu grupo ficando cada dia menor.