Moradores de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, decidiram protestar contra a administração municipal e usaram a criatividade escrevendo uma mensagem direcionada ao poder público na Rua Raimundo Santana Ribeiro, que dizia: “Corrupção ou falta de gestão?”. Conforme moradores, a frase foi escrita em frente a Secretaria de Administração e Habitação, mas a prefeitura mandou apagar. O trabalho dos funcionários da administração municipal foi flagrado por moradores que reclamaram do posicionamento da prefeitura classificado por eles como “ditatorial”. Foi usado um rolo de tinta azul escuro para cobrir a mensagem pintada na pista. Enquanto o funcionário apagava a mensagem, os moradores protestavam.
Segundo o morador Lídio Oliveira, que registrou imagens de funcionários da prefeitura apagando a frase de protesto, a ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP).
“É um direito do povo, agente pode protestar da forma que agente quiser, olha o que a SESCOP manda fazer aqui”, afirma Oliveira, apontando para o letreiro, em seguida, com o dedo em riste, ele ressalta que o responsável pelo serviço “ninguém sabe de onde é… Mas é chefe, de fora! E o povo de São Francisco não tem essa oportunidade”.
” Um cara desse que é de fora pra vir mandar em nossa cidade”, reclama Oliveira.
Veja vídeo abaixo:
Integrantes do grupo “Juntos somos mais fortes”, ressaltaram ainda, através das redes sociais que a frase não ‘obstruiu a sinalização da via pública’ e que diante disso ‘não existe crime de tránsito’ .
“O que precisamos não é dessa atitude prepotente, covarde e ditadora e sim de obras”, em seguida, enfatizam alguns dos problemas no município: “Ruas sem calçadas, iluminação precária nas vias públicas e carente de sinalizações”.
O texto destaca ainda que “até os quebra-molas da cidade estão sem pintura”.
Segundo o post compartilhado no whatsapp, o secretário que teria mandado apagar a mensagem ‘nada faz’ pelo município, mas mandou pintar as manifestações da população.
Essa não é a primeira vez que o grupo crítica a precariedade nos serviços básicos da cidade como saúde e educação.
Eles rechaçam a oratória de crise financeira adotada pela governo e apontam que os problemas do município são causados por ‘falta de gestão’.
Apesar de o discurso ser direcionado para temas que abordam a política administrativa da cidade, eles argumentam que o foco do movimento é estimular a população a cobrar seus próprios direitos.
Após a prefeitura apagar a mensagem de protesto na Rua Raimundo Santana Ribeiro, a população pintou novas mensagens que retratam a insatisfação dos moradores coma a classe política da região: “Vereadores do povo ou da gestão?”, “corrupção ou falta de gestão” e “fora Evandro”, em referência a política adotada pelo poder Legislativo e do prefeito Evandro Almeida (PP), que segundo, integrantes do grupo é uma das ‘piores gestões que a cidade já teve’.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Bahia Manchetes.
Veja vídeo abaixo:
Veja imagens abaixo:
Seja o primeiro a comentar