Sujeira, mato alto, fezes no chão, pintura descascada, fios elétricos pendurados e buracos no teto evidenciam o abandono do prédio da Biblioteca Municipal de São Francisco do Conde, no centro da cidade. O local não passa por reforma há 12 anos, ocasionando diversos problemas na estrutura do prédio. Quem passa pela região se depara com uma cena triste ao ver o imóvel abandonado.
O morador Marcos Assis, fez um vídeo para denunciar a situação precária do prédio. Nas imagens, ele ressalta que a biblioteca era um ponto de encontros de estudantes que contribuía para o desenvolvimento intelectual da comunidade.
Para o morador, as janelas do local foram fechadas porque a administração municipal não tem interesse em reformar a biblioteca, ao denunciar o que chamou de ‘agressão’ a população do município.
Segundo ele, além dos moradores se reunirem no local, a biblioteca também era um cartão postal da cidade.
” Total abandono […] essa é a verdadeira situação da biblioteca de São Francisco do Conde”, disse.
Visivelmente chateado, ele dispara: ” É isso que você quer para o seu município?”.Em seguida, justifica que a pergunta é para ‘aqueles que fazem demagogia’, mas não tem coragem de cobrar ações do poder público.
Ao Bahia Manchetes, Assis conta que a biblioteca já foi um centro de inclusão digital. Ele lamenta ao afirmar que ” tudo sumiu” e completa destacando que administração municipal “acabou com tudo”.
Com discurso firme, e com desejo de mudança o morador faz parte do grupo ‘Juntos somos mais fortes’, que surgiu em grupo de whatsapp e passou a apontar problemas que afetam a população, e reivindicar soluções do poder Legislativo e Executivo.
Apesar de o discurso ser direcionado para temas que abordam a política administrativa da cidade, eles argumentam que o foco do movimento é estimular a população a cobrar seus próprios direitos. O grupo rechaça a oratória de crise financeira adotada pela governo e apontam que os problemas do município são causados por ‘falta de gestão’.
Eles pregam uma politica transparente e participativa que possa contemplar a população de forma coletiva, incentivam ainda, que manifestações e denúncias podem mudar o cenário municipal.
A reportagem aguarda um retorno da prefeitura. O espaço esta aberto para manifestações.
Seja o primeiro a comentar