Esse é o terceiro ano consecutivo que o governo de Istambul na Turquia, proíbe a Parada LGBT, que iria acontecer neste domingo (25). As autoridades locais não permitem a realização da marcha, mas, este ano, o argumento é o de que o evento é um risco à segurança.
A última vez que uma Parada Gay ocorreu em Istambul, foi em 2014, na ocasião foram reunidas mais de 100 mil pessoas, uma das maiores manifestações da comunidade LGBT em um país muçulmano. A Parada Gay de São Paulo, a maior do mundo, foi realizada no domingo (18) e reuniu 3 milhões de pessoas, segundo os organizadores.
“Como resultado da nossa avaliação e, considerando a ordem pública e a segurança dos turistas que estão na região para passear, bem como dos nossos cidadãos, especialmente os participantes, não se autoriza a marcha nem reuniões no dia da comemoração, nem antes nem depois”, detalha um comunicado do escritório de governo de Istambul.
“A praça de Taksim (de Istambul) e o seu entorno, onde se convocou a marcha, não fazem parte dos espaços para manifestações e reuniões”, acrescenta a nota.
Vários grupos conversadores e islamitas turcos já tinham anunciado sua intenção de impedir a marcha.
Seja o primeiro a comentar