Netanyahu diz que Israel vai intensificar ofensiva contra Hezbollah no Líbano

Primeiro-ministro afirmou que ordenou aceleração das operações; anúncio ocorre em meio a negociações entre Estados Unidos e Irã para tentar encerrar a guerra.

Netanyahu diz que Israel vai intensificar ofensiva contra Hezbollah no Líbano-Imagem ilustrativa sobre a escalada de tensão entre Israel e Hezbollah no Líbano — Criada com auxílio de IA.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (25) que o país vai intensificar a ofensiva contra o Hezbollah no Líbano.

A declaração foi feita em vídeo publicado no Telegram, em meio às negociações entre Estados Unidos e Irã para tentar encerrar a guerra no Oriente Médio.

“Ordenei uma aceleração das nossas operações”, disse Netanyahu. O premiê também afirmou que Israel vai ampliar os ataques contra o grupo libanês, apoiado por Teerã.

Após a declaração, as Forças de Defesa de Israel anunciaram bombardeios contra alvos do Hezbollah em diferentes regiões do território libanês.

Segundo a Reuters, moradores começaram a deixar áreas dos subúrbios ao sul de Beirute, região de forte presença do grupo, por receio de uma nova ofensiva.

A Associated Press informou que os ataques israelenses atingiram alvos do Hezbollah no Vale do Bekaa e nos subúrbios ao sul de Beirute.

A agência também registrou que Israel acusa o grupo de manter ataques com drones e foguetes mesmo após o cessar-fogo apoiado pelos Estados Unidos.

Israel e Líbano estão sob cessar-fogo desde abril. Na prática, porém, a trégua tem sido marcada por ataques e acusações mútuas.

Israel afirma que suas ações são voltadas contra estruturas do Hezbollah e que não violam o acordo.

O Hezbollah, por outro lado, é apoiado pelo Irã e se tornou um dos pontos de maior tensão nas conversas entre Washington e Teerã.

O Guardian informou que as negociações envolvem a tentativa de manter uma trégua mais ampla, além de discussões sobre o Estreito de Ormuz e o programa nuclear iraniano.

Netanyahu também voltou a afirmar que o Irã não poderá ter uma arma nuclear.

O governo israelense sustenta que manterá liberdade de ação contra ameaças em diferentes frentes, incluindo o Líbano.

Até o momento, não há anúncio de acordo definitivo entre Estados Unidos e Irã.

As negociações seguem em andamento, enquanto a nova ofensiva israelense contra o Hezbollah aumenta a pressão sobre a trégua no Líbano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*