Um caso suspeito de coronavírus está sendo investigada em Madre de Deus após uma paciente internada no Hospital Municipal morrer na sexta-feira (6). Em um longo texto na web, a irmã da mulher disse que “negligenciaram tal fato”.
“Mais grave ainda é que ela estava grávida de 4 meses e deixaram minha irmã morrer sem ter a chance de lutar. Poderia ter um desfecho diferente se estivessem mais preocupados com a saúde da população”, lamentou.
Ela acrescenta que os médicos suspeitaram só depois que ela morreu, disse ainda, que “emitiram um atestado de óbito como sendo morte indefinida, para posterior correção”.
“Não temos nem como fazer o velório da minha irmã porque não sabemos se ela realmente estava com coronavírus. E o medo maior é que minha mãe, e os filhos dela, e da minha outra irmã que tiveram contato com ela possam estar infectados também”, alerta.
Ela conta que pessoas da família “estão apresentando os mesmos sintomas” e que “os médicos estão negligenciando a realidade”, disse ainda, que a irmã teve contato com muitos estrangeiros durante o carnaval.
“A única orientação que foi passada para eles é que não eram pra ter contato com outras pessoas. Mas como assim, e o velório como vai ser feito?” questiona a mulher ao apontar que nem os médicos sabem do que se trata.
Em nota, a Secretaria de Saúde e Hospital Municipal informaram que a paciente não morava na cidade e está sendo investigado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), e o resultado será divulgado nas próximas horas, assim que a análise for concluída.
“É importante a responsabilidade ao compartilharmos informações e o cuidado contra causar pânico social. Sendo assim, a administração municipal e a gestão do hospital solicitam serenidade acerca do caso”, diz o documento.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado do exame, porém, casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que não ocorreu no caso do paciente que acabou morrendo.
Confira a Nota na integra:
Seguindo os princípios da ética e da responsabilidade, a Prefeitura de Madre de Deus, através da SESAU, e a gestão do Hospital Municipal de Madre de Deus, comunicam que uma paciente, que não morava na cidade e terá o nome preservado, foi a óbito no Hospital Municipal de Madre de Deus ontem (06).
Com relação ao quadro clínico da paciente, encontra-se em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), e o resultado será divulgado nas próximas horas, assim que a análise for concluída.
É importante a responsabilidade ao compartilharmos informações e o cuidado contra causar pânico social. Sendo assim, a administração municipal e a gestão do hospital solicitam serenidade acerca do caso.
Ascom- Prefeitura de Madre de Deus.
Seja o primeiro a comentar