Vice de Trump tem encontro com Temer no Brasil nesta terça-feira

Um dos temas que serão discutidos é a situação de crianças brasileiras separadas dos pais ao tentarem entrar nos Estados Unidos.

Mike Pence durante discurso na OEA em maio deste ano (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

ice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, será recebido nesta terça-feira (26) pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto.

De acordo com o governo, um dos temas da reunião será a situação das crianças brasileiras separadas dos pais ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Na quarta-feira (20), o governo dos EUA divulgou que havia 49 crianças brasileiras em abrigos nos Estados Unidos. A separação de crianças e pais flagrados nas fronteiras norte-americanas faz parte da política de “tolerância zero” do governo de Donald Trump contra a imigração ilegal.

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda (25) que tem a expectativa de que nos próximos dias 3 dessas crianças sejam liberadas para ficar com parentes.

O Itamaraty enviou uma carta para o embaixador norte-americano em Brasília na qual manifestou “angústia” e “reações de inconformidade” parte do governo e da sociedade civil brasileira com a situação dessas famílias.

Agenda

Pence tem previsão de chegar a Brasília por volta das 7h40. Além da capital federal, o roteiro do político inclui passagem por Manaus na quarta (27).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Pence e Temer terão uma audiência e seguirão para um almoço no Palácio do Itamaraty, sede do ministério. Em seguida, eles devem fazer uma declaração à imprensa.

Conforme o Itamaraty, outros assuntos que Temer e Pence discutirão são:

  • cooperação espacial
  • sobretaxa dos EUA ao aço e alumínio;
  • imigração venezuelana.

Em briefing a jornalistas realizado na segunda (25), o embaixador Fernando Simas Magalhães, subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, afirmou que a visita de Pence tem “importância alta” para o governo brasileiro.

O diplomata lembrou que é a primeira passagem do vice-presidente americano pelo Brasil desde a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2017.

“Esse é o contato de mais alto nível bilateral até o momento com o governo do Donald Trump”, disse Magalhães, que lembrou a presença de Temer em um jantar com Trump em setembro do ano passado, nos Estados Unidos.Com informações do G1.

Supermercado cunha