Morre ator Leonardo Machado, aos 42 anos, em Porto Alegre

Leonardo lutava contra um câncer no fígado desde 2016 e morreu na noite de sexta-feira (28).

Leonardo Machado na minissérie 'Na Forma da Lei', da TV Globo — Foto: TV Globo/Márcio de Souza.

Morreu na noite de sexta-feira (28), em Porto Alegre, o ator gaúcho Leonardo Machado. Conhecido por suas participações em produções da TV Globo e da RBS TV, Leonardo lutava contra um câncer no fígado desde 2016 e estava internado no Hospital Moinhos de Vento.

Além das produções especiais da RBS TV, Leonardo participou de três minisséries da Globo, entre elas, “Na Forma da Lei”. Das quatro novelas que fez, a de maior destaque foi “Viver a Vida, em 2010.

Por mais de dez anos, Leonardo Machado foi a cara do Festival de Cinema de Gramado, sendo um dos apresentadores do evento. Em 2009, ganhou o Kikito de Melhor Ator pelo filme “Em Teu Nome”, em que interpreta um estudante durante a ditadura militar.

Em mais de 20 anos de carreira, foram 14 peças de teatro. A mais recente, “Fala do Silêncio”, ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo do Porto Alegre em Cena no ano passado.

No cinema, Leonardo Machado atuou em 36 curtas-metragens e 23 longas. A produção mais recente estreou neste ano. Em “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, o ator vive o melhor amigo do personagem de Edson Celulari.

Leonardo deixa ainda dois longas que ainda não estrearam. Em “Legalidade”, do diretor Zeca Britto, ele interpreta Leonel Brizola, e no filme “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, de Tabajara Ruas, leonardo interpreta o Capitão Francisco.

O ator vai ser velado neste sábado (29) na Sala Álvaro Moreyra do Teatro Renascença, em Porto Alegre, das 10h às 17h. Após o velório, ele será cremado no Crematório Metropolitano em cerimônia fechada para amigos e familiares. Com informações do G1.

Supermercado cunha