A Secretária Municipal de Saúde, Rosânia Rabelo, informou na tarde desta sexta-feira (22) que os exames laboratoriais em Madre de Deus devem ser retomados a partir da próxima semana. Ela conta que os exames foram interrompidos há cerca de um mês, antes disso, os exames estavam sendo realizados na sede de um credenciado que segundo ela, não oferecia conforto para os pacientes em decorrência do pequeno espaço.
“Estava se fazendo [exames] das coisas que tinham mais urgências. Quando foi [há] um mês, eu pedir para suspender até sair o processo licitatório. Agora já saiu, mas como eu falei, não deixamos de fazer [os exames] analisados tecnicamente que seriam urgências: a gestante em fase gestacional, o acamado e o idoso. Que inclusive a gente tem 4 técnicas de laboratório que são efetivas no município que estavam fazendo essa coleta, e resolvendo. Então não parou totalmente. Paramos do que a gente achou que naquele momento poderia dar um parada, por se tratar de situações que o paciente pode entregar um mês, 15 dias depois a um medico para avaliar (sic)”, disse Rosânia.
A secretária ressalta que os exames serão realizados duas ou três vezes por semana nos 7 PSFs do município, mas ela enfatiza que haverá um posto fixo que irá funcionar de sábado a sábado.
“A mudança do laboratório é mais ou menos uma forma de trazer essa coleta perto da comunidade nas 7 unidades de PSFs. Vai ter todos os dias a coleta? Não. A gente organizou dentro de um critério que a coleta vai ser dois dias, três dias nas unidades básicas. Porém, teremos um posto fixo no PSF-1 que ficará funcionando de sábado a sábado”, afirma.
A secretária destaca que três em cada dez pacientes não comparecem na data para realizar o procedimento. Ela aponta que o índice é de 30% de ausências, ressaltando como exemplo que dos 55 pacientes agendados para o mutirão de cirurgias em Candeias, promovido pelo governo do estado, apenas 12 compareceram.
“Nós tivemos nesse período do mutirão de cirurgias, que foi divulgado inclusive que era cirurgia de hernia, ginecológica, retirada de útero. Então, nós tivemos 55 pacientes. Fizemos o primeiro momento, os municípios fariam os exames de imagens mais [exames de] laboratório. […] Tinha um cronograma para encaminhar esses pacientes para uma avaliação em Candeias, através de unidade móvel que o estado tinha colocado para eles fazerem avaliação com cirurgião. Todos foram fazer avaliação […] então, desses 55 [pacientes] só foi realizado os procedimentos cirúrgicos em 12 [pessoas]”, lamenta a secretária, acrescentando que os 28 faltosos entraram na reagenda de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde, e deverão fazer o procedimento cirúrgico em Salvador.
Questionada sobre a falta de fradas geriátricas no município, ela informa que o fornecedor tem um prazo de 15 dias no contrato para fazer a entrega. Segundo ela, o cadastro dos pacientes foi atualizado e a expectativa é que as fraldas possam ser distribuídas na próxima semana.
“Nós tínhamos um cadastro 66 pessoas que estavam sobre o critério de receber fraldas geriátricas. Hoje, a gente atualizou esse cadastro já está em 84 pacientes. Foi feita a solicitação ao fornecedor. O fornecedor tem um prazo de entrega […] no contrato de 15 dias, a expectativa é chegar semana que vem”, informa a secretária.
Interpelada sobre os medicamentos na farmácia básica, a secretária diz que dentro de critérios de obrigatoriedade a farmácia dispõe de 213 itens.
“A situação de saúde que a gente precisa e tem obrigação de assistir: é o paciente diabético, hipertenso, o cardíaco cronico, paciente com asma e mais saúde mental. Nesse elenco que a gente solicitou dentro dessas patologias existe 2013 itens que foram solicitados. E nossa demanda de secretaria para o fornecedor a gente está programando o pedido de 3 em 3 meses para não acontecer mas falta”, garantiu a secretária.
Seja o primeiro a comentar