EUA atacam instalações nucleares do Irã após escalada de tensão no Oriente Médio

Trump confirma bombardeios contra três centros nucleares iranianos; Teerã reage e promete retaliação.

EUA atacam instalações nucleares do Irã após escalada de tensão no Oriente Médio-Foto: Reuters.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado (21) que o país realizou bombardeios contra três instalações nucleares iranianas. A ação ocorreu após uma semana de intensos confrontos aéreos entre Israel e Irã.

💥 Locais atingidos: Fordow, Natanz e Esfahan
Segundo Trump, os ataques tiveram como alvo as instalações de Fordow, Natanz e Esfahan, todas conhecidas por abrigar atividades nucleares estratégicas do Irã. “Concluímos com muito sucesso nosso ataque aos três locais nucleares”, declarou o presidente americano por meio de suas redes sociais.

🎖️ Trump elogia forças armadas e fala em “momento histórico”
Em pronunciamento, Trump parabenizou os militares dos EUA: “Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora de paz”, disse. Às 21h13 (horário de Brasília), o presidente reforçou que Fordow, a principal instalação iraniana, havia sido destruída.

🇮🇷 Irã confirma bombardeios e promete resposta
Autoridades iranianas reconheceram os ataques, informando que as instalações de Fordow, Natanz e Esfahan foram atingidas por “bombardeiros aéreos inimigos”. Um comentarista da TV estatal do Irã afirmou que “todo cidadão ou militar americano na região agora é um alvo legítimo”.

✈️ Detalhes da operação militar
De acordo com a Fox News, os Estados Unidos utilizaram aviões B-2 Spirit, capazes de transportar bombas de grande porte. Para destruir os bunkers de Fordow, foram lançadas seis bombas especializadas. Já os ataques a Natanz e Esfahan envolveram o disparo de 30 mísseis Tomahawk.

📞 Diálogo com Israel e anúncio de novo pronunciamento
Após a ofensiva, Trump conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Um novo pronunciamento do presidente americano está previsto para as 23h (horário de Brasília), com mais detalhes sobre a operação.

🌍 Contexto de escalada militar
A ação dos EUA acontece após o Irã lançar mísseis contra cidades israelenses como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém, em resposta a ataques anteriores de Israel a instalações militares e nucleares iranianas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*