Diabético tem que cuidar do que come, certo? Mas não é por isso que ele deve sofrer com a falta de sabor nos alimentos. Aqui na SAÚDE, já mostramos que é possível fazer escolhas saudáveis em não uma, não duas, mas todas as refeições do dia – café da manhã, almoço, lanche e jantar. Decidimos deixar por último, porém, um detalhe curioso: e na hora da sobremesa?
Pois bem. Parece que esse pequeno “agrado” após as refeições é, por si só, um sinônimo do excesso de açúcar, não é mesmo? Nas sugestões de troca alimentar que fizemos abaixo, no entanto, você vai entender que não é bem assim. E, nas próximas vezes em que sentir uma “formiguinha” dentro de si, saiba que há muitas delícias doces a serem experimentadas por aí.
Chocolate ao leite por amargo
A sugestão é abrir espaço para os tabletes com 60, 70 e até 90% de cacau. A medida ajuda a reduzir o consumo de açúcares e gorduras e, o melhor, aproveitar os antioxidantes, substâncias que resguardam os vasos sanguíneos. Só não vá extrapolar! Aliás, o mesmo recado serve para os doces diet. Embora não contenham açúcar, eles geralmente são gordurosos e calóricos.
Mousse de chocolate por doces de fruta com queijo
Não que a mousse seja proibida, longe disso! O prazer à mesa é essencial. Mas substituí-la por uma goiabada sem açúcar junto de um pedaço de queijo branco oferta vitaminas e faz com que a liberação da glicose seja gradual, o que nos poupa dos picos de insulina.
Sorvete cremoso por picolé de frutas
Aqui, a sugestão é a de observar os rótulos e optar por produtos à base de água. Fuja de sorvetes cremosos e que possuem gordura hidrogenada na formulação. É que esse tipinho está por trás de danos às artérias e ao coração – às vezes já maltratados por causa do próprio diabetes.
Bolo de creme e chantilly por um com geleia de frutas
Além de menos calórico, o bolo substituto não é tão engordurado, já que está livre de chantilly. Dê prioridade às receitas com geleia sem açúcar e farinhas integrais na composição. Ingredientes como aveia, cacau e, claro, frutas são sempre bem-vindos.
/Via Saúde é Vital
Seja o primeiro a comentar