Com os olhos marejados por não conseguir esconder a emoção, o seminarista Igor Gonçalves da Silva deu mais um passo no caminho em preparação ao sacerdócio, e recebeu na quarta-feira (5), o Ministério do Leitorato.
A Celebração Eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, foi realiza na capela do Seminário São João Maria Vianney, em Salvador.
Ao receber o Leitorato, o seminarista Igor torna-se, oficialmente, um leitor apto a proclamar a Palavra de Deus durante a Liturgia.
“Neste itinerário de formação, no qual vamos nos configurando ao Cristo Bom Pastor, a Igreja vai nos confirmando em nossa vocação”, disse Igor.
Ele acresenta que “essa confirmação da Igreja, através do bispo, Dom João Carlos Petrini, que, me instituindo leitor, me confirma e envia para anunciar a Palavra a todo o Povo de Deus”.
Durante a homilia, Dom Petrini falou sobre a alegria em conferir este ministério a Igor que, desde 2013, se prepara para receber a Ordenação Sacerdotal, prevista para 2021. Dom Petrini entregou a Igor o Evangeliário, que é o livro das Sagradas Escrituras. Neste momento, aconteceu o rito de instituição do Leitorato.
O padre Gil Peixinho agradeceu à mãe de Igor, dona Sidileide, em seguida, descreveu o seminarista como “uma joia” e “um diamante” para o trabalho missionário do Reino de Deus. Ele lembrou ainda, uma das ações de Igor, que conseguiu doações de alimentos não perecíveis para o seminário que mobilizou o município de Madre de Deus.
O seminarista afirmou que é muito grato ao reitor, padre Gil, e aos demais formadores por “tamanho cuidado e dedicação com a formação dos futuros presbíteros da Igreja”.
“Gratidão é a palavra que resume e que define tudo o que estou sentindo por este momento”, disse Igor.
O jovem seminarista Igor Gonçalves, desde cedo, sempre teve um propósito claro em mente. E ele provou que a garra, perseverança e fé são combustíveis para driblar qualquer obstáculo quando se quer conquistar algo, como relata uma amiga.
“Ele é muito querido em Madre de Deus, lembro-me que quando eu e meu esposo planejamos o casamento, Igor se ofereceu para ajudar a organizar os detalhes com a Paróquia. Quando chegamos na Igreja, fiquei emocionada com a organização. Ele é uma pessoa maravilhosa e merece essa conquista”, disse Michele Santana.
Os vereadores Kikito Tourinho e Cláudia Copque, os secretários, Ericson Gomes, Nita Brito e a funcionaria da prefeitura Tatiane Amaral, prestigiaram a Celebração Eucarística.
Reportagem com informações do texto de Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador.
Seja o primeiro a comentar