Cármen Lúcia rebate defesa de Ramagem e reafirma que eleições são auditáveis

Durante julgamento da trama golpista, ministra corrigiu uso equivocado de termos sobre voto impresso e destacou que o sistema eleitoral brasileiro já pode ser fiscalizado e garante o sigilo do voto.

Cármen Lúcia rebate defesa de Ramagem e reafirma que eleições são auditáveis-Foto: Reprodução.

⚖️ A ministra Cármen Lúcia corrigiu o advogado do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) nesta terça-feira (2), durante julgamento da trama golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O ponto de divergência foi a defesa do voto impresso.

🗳️ O advogado Paulo Cintra tratou “voto auditável” e “voto impresso” como termos equivalentes. A ministra contestou: “Uma coisa é a eleição com processo auditável, outra coisa é o voto impresso. O processo eleitoral brasileiro já é auditável e garante sigilo e lisura do voto”.

📂 Nas investigações, surgiram falas de investigados defendendo o voto impresso, antiga bandeira do ex-presidente Jair Bolsonaro, que usou críticas às urnas sem apresentar provas.

📝 Na defesa, Cintra alegou omissões da Procuradoria-Geral da República (PGR) e pediu que a suspensão da ação penal beneficiasse também a acusação de organização criminosa. Ele criticou o relatório final da Polícia Federal sobre a “Abin paralela”, afirmando que extrapola os limites do processo.

💻 O advogado ainda negou que Ramagem tenha elaborado mensagens contra o sistema eleitoral. Segundo ele, os arquivos digitais encontrados eram apenas anotações pessoais do deputado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*