
📍 A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ser localizada pela polícia local. A ação ocorreu com o apoio do deputado italiano Angelo Bonelli, que divulgou ter informado às autoridades o paradeiro da parlamentar.
📌 Zambelli havia deixado o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. A sentença se refere ao seu envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto. Antes de se estabelecer na Itália, a deputada teria passado pelos Estados Unidos.
📄 O governo brasileiro já havia solicitado oficialmente sua extradição. Mesmo com cidadania italiana, o nome de Zambelli foi incluído na lista vermelha da Interpol. A partir da prisão, abre-se o prazo de até 48 horas para a validação da detenção e o agendamento de uma audiência de extradição.
📆 O processo, no entanto, está sujeito aos trâmites da Justiça italiana e pode se prolongar por meses ou até anos, a depender da posição do governo daquele país.
🗣 Após ser detida, Zambelli afirmou que pretende ser julgada pela Justiça da Itália e declarou inocência, negando qualquer participação no ataque cibernético ao CNJ. A deputada também criticou o depoimento de Walter Delgatti, chamando-o de mentiroso.
⚖ A condenação também prevê a perda do mandato parlamentar, mas a cassação ainda precisa ser deliberada pela Câmara dos Deputados.
Seja o primeiro a comentar