Moradores de Madre de Deus estão passando por dificuldades para usar o transporte público da região. Eles se queixam através das redes sociais que os ônibus que pertencem a empresa Lis Trasportes estão com a maioria das linhas sucateados ou não têm intervalos regulares para os usuários.
Nas paradas de ônibus de manhã cedo, é fácil encontrar muita gente a espera dos coletivos. Logo começam as reclamações, principalmente, sobre o atraso desses ônibus. O internauta Verinilson Lima, postou no Facebook, na manhã de quinta-feira (4), que o coletivo estava atrasado 20 minutos. Ele alegou que o pneu estava fumaçando e que havia vidros quebrados no ônibus, mas os funcionários da empresa não passaram nenhuma informação para os passageiros.
São 7h20 agora, e o ônibus da empresa LIS Transportes que eram para fazer o horário de 7h, da linha Estação Retiro, está parado no final de linha com roda fumaçando e vidros quadrados! A empresa não tem ônibus reservas para suporte, o próximo horário, a previsão de 9h, os passageiros estão no pronto sem informação! Essa é a situação do transporte coletivo na cidade!! Cidade sem lei! Cidade sem gestão! Aqui empresário chega e faz o que quer!
Usuárias também reclamam do baixo número de ônibus que atendem a região, o que acaba aumentando o tempo de espera pelos coletivos.
As queixas dos passageiros sobre veículos velhos, que quebram e não passam no horário, são antigas, mas até o momento nenhuma alternativa foi apresentada pelo poder público para minimizar o problema.
Outra publicação no Facebook, apontava que a antiga empresa tinha horários flexíveis e ‘uma frota que atendia a demanda’, a postagem ressalta ainda, que os ‘horários atuais não correspondem as nossas expectativas, além dos atrasos, é nítido a redução da frota, a precaridade dos serviços’.
O internauta cobra das autoridades uma solução para o problema, e reclama que ‘todos os dias os ônibus atrasam’. Ele enfatiza ainda, que o governador Rui Costa, veio para cidade de helicóptero para não correr riscos na BA 522.
Com a palavra, à AGERBA
Em nota encaminhada ao Bahia Manchetes, a Agerba informa, “que fiscais vão ser direcionados ao município para acompanhar de perto a reclamação dos usuários sobre o atraso das linhas”.
O órgão declara ainda que nos cinco primeiros anos, as vistorias são anuais, depois passam a ser semestrais, para garantir a segurança dos usuários.
Conforme o documento, as denúncias e reclamações podem ser feitas através da Ouvidoria 0800 071 0080.
Segundo a Agerba, que o “edital para a licitação de concessão do sistema metropolitano de transporte está passando por apreciação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) e em breve as linhas metropolitanas serão licitadas”.
Histórico de atualizações
- em 04/05/2018: A nota da Agerba foi incluída no texto.
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