
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta terça-feira (23) que pode disputar a Presidência da República em 2026, caso o pai, Jair Bolsonaro, permaneça impedido de concorrer. Em entrevista ao Metrópoles, declarou:
“Eu sou, na impossibilidade de Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República.”
A fala foi dada um dia após a Procuradoria-Geral da República denunciar Eduardo Bolsonaro e o influenciador Paulo Figueiredo por coação no curso do processo. Segundo a acusação, eles teriam incentivado que autoridades dos Estados Unidos aplicassem sanções contra membros do Judiciário brasileiro. O caso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
O crime de coação no curso do processo, previsto no artigo 344 do Código Penal, estabelece pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa.
Jair Bolsonaro, por sua vez, foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. A defesa já anunciou que recorrerá.
Especialistas em direito eleitoral avaliam que, mesmo após eventual cumprimento da pena, a aplicação da Lei da Ficha Limpa pode prolongar a inelegibilidade do ex-presidente até 2060 ou 2062. Trata-se de projeção jurídica, sujeita a recursos e mudanças no cenário político.

Seja o primeiro a comentar