
🌧️ O Rio Subaé, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, transbordou após as fortes chuvas que atingiram o município na madrugada deste sábado (3).Em apenas 24 horas, a cidade registrou mais de 180 mm de precipitação, resultando em alagamentos generalizados.
🏚️ Cerca de 300 famílias foram afetadas e, destas, 80 estão desabrigadas. Diversos bairros e o centro da cidade sofreram com ruas intransitáveis, obrigando dezenas de famílias a abandonarem suas residências diante do avanço das águas.
🏥 Casas, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde foram invadidos pela água.O prefeito Flaviano Bomfim (União Brasil) informou que uma escola municipal foi adaptada para servir de abrigo temporário, oferecendo alimentação, conforto e materiais de higiene às famílias atingidas.
🤝 A prefeitura montou um comitê de crise para coordenar as ações de emergência e minimizar os danos. “Estamos acolhendo as famílias e todas as secretarias estão envolvidas. A situação exige atenção, pois ainda há previsão de mais chuvas e a maré alta pode agravar o cenário. Orientamos a população a buscar locais seguros”, alertou o prefeito.
🚒 Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), do Corpo de Bombeiros e servidores municipais atuam no socorro à população.Até o momento, cerca de 40 famílias receberam atendimento direto, com monitoramento e orientações técnicas nos bairros Ideal, Bomfim, Rua da Viúva, Sacramento, Rua H e Candolândia.
⚠️ A recomendação das autoridades é que a população permaneça atenta ao nível das águas e deixe as residências em caso de risco.O monitoramento permanece contínuo para garantir a segurança dos moradores.
Seja o primeiro a comentar