Diretor médico do Hospital de Madre de Deus destaca a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata

Dr. Elmar também ressaltou que o preconceito em torno do exame de toque retal, um dos principais métodos de diagnóstico, ainda é um grande desafio a ser enfrentado.

Diretor médico do Hospital de Madre de Deus, Dr. Elmar Dourado: Foto/Bahia Manchetes.

Em entrevista recente, o diretor médico do Hospital de Madre de Deus, Dr. Elmar Dourado, fez um alerta sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata.

O médico destacou que, apesar dos preconceitos ainda existentes em relação ao exame de próstata, a prevenção é essencial para garantir um desfecho positivo e preservar a qualidade de vida dos pacientes.

“Falar da importância da saúde do homem, dizer que tem todo esse preconceito, toda essa situação, né, mas dizer que a prevenção é o caminho. E quanto mais cedo se descobrir ali a doença, tem condições de tratamento. O estadiamento que a gente chama da doença. Então, o diagnóstico precoce, sem dúvida, é muito importante para um desfecho positivo e qualidade de vida. Então, a importância aí da prevenção do câncer de próstata”, afirmou Dr. Elmar.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Quando detectado precocemente, as chances de um tratamento bem-sucedido aumentam significativamente, reforçando a importância de campanhas como o Novembro Azul, que busca conscientizar a população masculina sobre o cuidado com a saúde.

Dr. Elmar também ressaltou que o preconceito em torno do exame de toque retal, um dos principais métodos de diagnóstico, ainda é um grande desafio a ser enfrentado.

Quebrar esses tabus é essencial para salvar vidas e garantir que homens tenham acesso ao diagnóstico e tratamento adequados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*