Prefeitura lança projeto de coleta seletiva em Madre de Deus

Serão instalados ecopontos em locais estratégicos da cidade.

Primeiro ecoponto instalado na Área de Lazer- Foto : Divulgação Ascom.

A Prefeitura de Madre de Deus anunciou nesta quinta-feira (23) a coleta seletiva de lixo dentro do programa “Madre Sustentável”  com o primeiro ecoponto já instalado na Área de Lazer.

A ação aconteceu no Auditório do Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Neto.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Paulo Sérgio, o programa “Madre Sustentável” abrange a implantação de energia solar, replantio de manguezais, coleta seletiva e educação ambiental.

“Tem o programa guarda-chuva que é o “Madre Sustentável” que foi lançado ontem e dentro dele tem outros projetos”, completa.

O secretário afirmou ainda que o município vai realizar o primeiro estudo do Brasil sobre a reprodução do molusco peguari.

Para ele, essa ação representa um grande avanço para o município que saiu na frente de todo o país com essa iniciativa.

O objetivo dos pontos é facilitar o trabalho e incentivar a reciclagem na cidade.

O projeto batizado de “Madre Recicla” coloca em prática uma necessidade urgente para a preservação do meio ambiente na região.

A iniciativa consiste na separação dos resíduos em diferentes categorias, de acordo com o seu potencial de reciclagem.

De acordo com a administração municipal, serão instalados 20 ecopontos em locais estratégicos da cidade, onde os moradores podem depositar seus materiais nas lixeiras adequadas.

Além disso, serão implantadas cinco estações de coleta, dez carrinhos de reciclagem e um triciclo adaptado para coleta seletiva.

Ainda conforme a prefeitura, o projeto prevê a valorização dos catadores de materiais recicláveis em estado de vulnerabilidade social.

A coleta seletiva vai colaborar com diversos benefícios para o município, para os moradores e para o meio ambiente em geral.

Entre eles, a redução da quantidade de lixo enviado para o aterro sanitário, redução de gastos financeiros com o lixo, a economia de recursos naturais e energia, a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida na região.

Durante o lançamento do projeto, o prefeito Dailton Filho agradeceu aos aliados políticos e colaboradores afirmando que ninguém faz nada sozinho, disse ainda, que estão sendo realizadas diversas ações na cidade para melhorar a vida da população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*