Posto é fechado por vender gasolina com mais de 90% de etanol na Bahia

Dono do estabelecimento tem outros três empreendimentos semelhantes, que também foram impedidos de funcionar.

Posto do interior da Bahia é fechado após venda de gasolina com mais de 90% de etanol enquanto que permitido é 27% — Foto: Divulgação/Secom

Um posto de gasolina que ficana BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, altura da cidade de Anguera, a cerca de 145 km de Salvador, foi fechado após ser flagrado vendendo gasolina com mais de 90% de etanol, um patamar muito acima do limite de 27% fixado pela legislação. A informação é da assessoria do governo do estado.

De acordo com o governo, o estabelecimento foi alvo da Operação Posto Legal, realizada em diversas cidades da Bahia de quarta-feira (20) até esta sexta-feira (22). A ação foi um trabalho da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

O proprietário do estabelecimento fechado ainda é dono de outros três postos de combustíveis. Os outros empreendimentos dele também foram fechados.

A ANP apontou que o etanol na gasolina do posto autuado é uma das maiores fraudes do gênero já encontradas no país. O estabelecimento foi proibido de operar após a Polícia Técnica emitir um laudo que comprova o crime de adulteração do combustível.

A Sefaz-BA explicou que impediu de operar outros três postos do mesmo proprietário, com base na medida da lei estadual 9.655/2005, que dispõe sobre a concessão e a inaptidão da inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia para contribuintes que realizem operações com derivados de petróleo, gás natural e combustíveis líquidos carburantes e dá outras providências.

De acordo com o inciso I do artigo 3º da lei, a inaptidão da inscrição de um estabelecimento no cadastro do ICMS implicará na inaptidão da inscrição de todos os estabelecimentos da empresa localizados no Estado que atuem no mesmo ramo de atividade.

A empresa foi autuada e terá prazo para apresentar defesa, antes de ser definitivamente julgada na esfera administrativa.

Etapas

As primeiras cinco etapas da operação ocorreram entre agosto e novembro. Nesse período, foram visitados 116 postos de todas as regiões do estado, em municípios das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana, e ainda das regiões oeste, norte, sul e extremo sul.

Entre os municípios visitados estão Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Candeias, Barreiras, Itabuna, Ilhéus, Cristópolis, Una, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Medeiros Neto, Vereda, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Campo Formoso.

Nessas primeiras etapas, o Ibametro fez 47 autuações, tendo interditado 99 bicos, dos quais 44 por estarem fornecendo menos combustível que o registrado no display da bomba de abastecimento.

A ANP registrou, ao todo, 23 autuações relacionadas à qualidade do combustível. Já o Procon-BA, autuou 51 estabelecimentos em 21 municípios, principalmente, por exposição de produtos sem preço, comercialização de produtos fora da validade e ausência do Código de Defesa do Consumidor. Com informações do G1.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*