A prefeitura de Madre de Deus apresentou na manhã de terça-feira (1), o projeto piloto de Educação de Tempo Integral. O Colégio Djair Maria Pinheiro, é primeira Unidade Escolar, a adotar o novo modelo. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 240 alunos receberam além da educação tradicional, um novo turno de atividades esportivas, culturais, reforço escolar e informática avançada, durante o período de 7h30 às 15h. Além disso, poderão aprender inglês. O aluno poderá escolher entre as atividades que ele tenha mais afinidade.
O projeto esta inserido no Plano Municipal de Educação (PME), sancionado em 2015, que estabelece metas para rede municipal para os próximos 10 anos. O PME foi idealizado com apoio da comunidade, na ocasião, ocorreram duas conferências públicas na Câmara Municipal, uma em 2013, e outra em 2015, onde moradores opinaram sobre a implantação do projeto na rede municipal de ensino. A previsão é que em 2018, sejam 1500 alunos do quinto, sexto e sétimo ano, no ensino em tempo integral, e em 2019, 2500 alunos, incluindo as turmas de oitavo e nono ano.
O projeto tem como finalidade oferecer escolarização de qualidade ao aluno nos dois períodos, e tem por objetivo qualificar a rede municipal de ensino, ressalta a secretaria de educação.
De acordo com o prefeito Jeferson Andrade (DEM), o projeto esta apenas no início: “Serão 16 modalidades coordenadas pedagogicamente por uma equipe capacitada com atividades esportivas, culturais, aulas de inglês, informática básica e avançada, orientação de estudo com português e matemática, xadrez […]”, ele ainda enfatiza a importância de manter a tradição cívica. “Todas as segundas nos primeiros horários, todos os alunos terão atividades cívicas direcionadas pela polícia militar”, diz.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Nita de Brito, uma parte dos 240 alunos fará as atividades esportivas, culturais, reforço escolar e informática avançada pela manhã, enquanto a outra turma recebe a educação tradicional. Na prática, as duas turmas recebem a mesma grade escolar de Educação de Tempo Integral, em horários diferentes.
“Ao final da aula um ônibus vai estar na porta do colégio, levando estes alunos para o espaço de tempo integral, onde serão realizadas as atividades e refeições”, disse a secretária.
Seja o primeiro a comentar