Sem consenso, Jeferson anuncia Nita como pré-candidata à Prefeita de Madre de Deus

Segundo aliados, a reunião nesta manhã serviu para pavimentar o nome de Nita e afastar o clima de revanchismo na base governista.

Sem consenso no grupo, Jeferson anuncia Nita como pré-candidata à Prefeita de Madre de Deus_Foto reprodução

O prefeito Jeferson Andrade anunciou nesta terça-feira (14) que a professora Nita de Brito será a candidata do Partido Progressistas em Madre de Deus. Segundo aliados, a reunião nesta manhã serviu para pavimentar o nome de Nita e afastar o clima de revanchismo na base governista.

A escolha sacramenta o fim da disputa interna e amplia o trânsito da máquina pública na busca de novas lideranças. Apesar de o chefe do Executivo ter batido o martelo, agentes políticos de correntes internas no grupo ouvidos pelo Bahia Manchetes, relatam que ainda não há consenso sobre o nome de Nita. Alguns anteciparam em reserva, que não vão apoiar a candidatura dela, mas não informaram quando pretendem deixar o grupo.

Diante disso, a pré-candidata ainda pode ser vítima de “fogo amigo”. No cenário político, os nomes do vereador licenciado e Secretário de Cultura e Turismo, Marden Lessa (PC do B) e do empresário Valdenir Noronha (PSD) eram ventilados como opções de pré-candidatos no governo. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a pré-candidatura de Nita será oficializada na próxima segunda-feira (20), por volta de 18h, no Clube Unidos do Suape.

Erenita de Brito Oliveira que é professora, começou a carreira política na Câmara de Vereadores, onde assumiu o cargo de presidente da Casa, antes da disputa pelo Executivo no qual venceu por duas vezes, ficando no cargo por 7 anos e se tornando uma das políticas mais vitoriosas do município. Nita foi cassada em 2012, por abusos de poder político e econômico na eleição de 2008. A denuncia foi protocolada pelo mesmo grupo que tenta reconduzir Nita ao cargo de prefeita.

Longe dos holofotes, agentes políticos apontam que o vereador Val Peças (PSL) foi cogitado para disputar a vaga de vice-prefeito ao lado de Nita. Ao Bahia Manchetes, Val confirmou por telefone que havia sido procurado pela pré-candidata, mas afirmou que não pretende marchar no grupo liderado por Jeferson. Ainda conforme Val, ele e Nita são amigos de longas datas, porém, não serão aliados políticos nesta disputa.