Nilton vence, mas Dailton Filho conquista maior número de votos em Madre de Deus

Os vereadores Marden, Joyce e Val conquistaram um resultado de votos significativo no município.

Nilton vence, mas Dailton Filho conquista maior número de votos em Madre de Deus (Foto: Reprodução)

Em uma das eleições mais polarizadas da historia de Madre de Deus boa parte dos eleitores demonstraram que a política adotada pelo governo Jeferson Andrade não tem agradado a maioria da população. O número de votos contabilizados neste domingo (7) aponta o desempenho dos agentes políticos como uma espécie de termômetro para eleição municipal.

O candidato a deputado estadual Dailton Filho (Avante) conquistou 3.214 votos, mesmo sem o apoio de vereadores da oposição, ele conseguiu conquistar uma parcela significativa de eleitores insatisfeitos ao lado de seu grupo político. O ex-secretário de governo Nilton Bastos (PP) que venceu a eleição, não obteve um resultado expressivo em seu domicilio eleitoral e acabou conquistando 2.524 votos, apesar do apoio do prefeito, do vice-prefeito e de 7 vereadores.

O presidente da Câmara, Marden Lessa (PC do B), vereador Pastor Melk (PPS) com apoio de lideranças políticas conseguiram colocar a deputada federal Alice Portugal entre os candidatos mais votados do município com 1.002 votos alcançados. A comunista ficou atrás de Claudio Cajado (PP) que obteve  1.220 votos ficando abaixo do esperado por ser o candidato do governo Jeferson Andrade. No topo do ranking, o Pastor Sargento Isidório (Avante) obteve uma larga vantagem sobre os outros candidatos à deputado federal no município alcançando 2.821 votos.

A vereadora Joyce Lima aparece no cenário como a liderança de maior peso no PRB municipal. Após decidir que não iria apoiar Nilton Bastos, a parlamentar recebeu uma enxurrada de críticas da base governista. Apesar disso, com apoio de Joyce, Jurailton Santos obteve 486 votos, e Marcio Marinho conquistou 589. Por outro lado, a bancada do PRB formada por  Jailton Polícia (vice-prefeito), Jodiane Alves (vereadora), Paulinho de Nalva (vereador) e Jilvan Valadão (suplente) saiu da campanha com resultado abaixo do esperado. Juntos, eles conquistaram apenas 560 votos para Tia Eron, deixando Joyce em posição de destaque numericamente.

Com a candidatura de Kikito Tourinho indeferida pelo TSE, o  vereador Val Peças (PSL)  conquistou o maior número de votos entre os parlamentares da oposição com 423 votos para Radiovaldo (PT) e 325 para Josias Gomes (PT).

Supermercado cunha