Hospital de Madre de Deus comemora 14 anos de fundação

Atualmente o hospital é administrado pela Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI).

Hospital de Madre de Deus comemora 14 anos de fundação (Foto: Divulgação)

O Hospital de Madre de Deus está comemorando, neste mês de setembro, 14 anos de uma história construída com seus pacientes e colaboradores.Em 14 anos, o Hospital Dr. Eduardo Ribeiro Bahiana ampliou o atendimento a população e passou por diversas modificações e melhorias.

A história do Hospital Dr. Eduardo Ribeiro Bahiana começou a partir da necessidade de ampliar os atendimentos e oferecer uma melhor qualidade para população. Antes da construção da unidade, os antedimentos eram feitos no antigo Posto Médico, na Rua Francisco Leitão (atual PSF-3 e 5).

Atualmente, são mais de 160 pacientes atendidos diariamente no Pronto Socorro e são realizados cerca de 30 partos por mês, uma média de 1 bebê nascido por dia. Desde a sua fundação, já foram realizados mais de 4 mil partos. Em 14 anos, o número de leitos aumentou consideravelmente.  Adriana Borges foi a primeira gestante a dar à luz na unidade de saúde em setembro de 2004. Ao  lado de sua filha Lavínia do Santos, ela definiu o momento como “especial”. Em seguida, ela ressaltou a importância de ter uma boa estrutura e um equipe de saúde comprometida no Hospital.

“Poder ter minha filha no meu município sem precisar me deslocar, um hospital aqui que a gente mesmo pode ir que fica perto, foi muito bom, foi ótimo”, garantiu Adriana.

A unidade recentemente inaugurou a Sala Vermelha que tem dois leitos e capacidade tecnológica e profissional para o atendimento de qualquer paciente em emergência ou urgência médica, classificado em vermelho ou laranja pelo Protocolo de Manchester – protocolo internacional utilizado para classificação de pacientes quanto à prioridade de atendimento para que sejam estabilizados e encaminhados a outros hospitais.

Atualmente o hospital é administrado pela Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI), e as recentes mudanças ocorreram na unidade depois que Fábio Lima assumiu o cargo de Diretor Geral. Com uma visão hospitalar humana e não administrativa, Fábio conquistou o respeito da população e dos colaboradores. Ao lado do Diretor Médico, Dr. Vinício Araújo, Fábio afirma que o objetivo é “mudar a visão fria que as pessoas têm do Hospital”.

“Aqui trabalham pessoas dedicadas e comprometidas que prezam pela excelência. Todos os colaboradores fazem parte dessa história de 14 anos. ”

Para celebrar o aniversário, a diretoria preparou um Chá da tarde, para os colaboradores que segundo Fábio contribuem diariamente com a saúde pública do município.

Na ocasião,  Fábio agradeceu a todos funcionários pela parceria e destacou que a política organizacional da sua gestão é o cuidado com o próximo. Em seguida, ele enfatizou  importância dos colaboradores estarem  sempre com o sorriso estampado no rosto para acolher os pacientes. Ainda conforme Fábio, uma palavra amiga, um abraço, um aperto de mão, um sorriso pode mudar vidas.

“Porque comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento”,asseverou.