Em nota, Petrobras nega existência de resíduos de óleo em São Francisco e Madre de Deus

A companhia não informou o motivo da limpeza na praia de Madre de Deus, nem se foram realizadas as mesmas ações em São Francisco do Conde.    

Em nota, Petrobras nega existência de resíduos de óleo em São Francisco e Madre de Deus (Foto:Reprodução)

A Petrobras informou no final da tarde de sexta-feira (15) que concluiu cerca de 99% dos trabalhos de limpeza na região de Pitinga, em Candeias. A empresa ressalta que aumentou a área da inspeção e segue com os serviços de limpeza e monitoramento. Segundo a prefeitura do município, o vazamento de óleo acarretou na contaminação do Rio São Paulo, no Distrito de Passé. Em razão disso, a prefeitura multou a Petrobras em R$ 5 milhões. Moradores da região denunciaram que além de Candeias o incidente teria afetado mais dois municípios, a companhia nega.

“Não foi confirmada a ocorrência de resíduos de água oleosa em Madre de Deus e São Francisco do Conde relacionadas ao fato”, salientou a nota da companhia encaminhada ao Bahia Manchetes. Porém a empresa, não informou a origem dos resíduos em praias da região. Apesar das negativas da Petrobras, vídeos e imagens que denunciam o aparecimento de pelotas de óleo na costa de praias dois municípios se espalham pelas redes sociais.

Na quarta-feira, os comerciantes Felipe Alcântara e Thayná Lima, registraram imagens  no momento que o mar empurrava a sujeira para costa da praia do Bonfim, em Madre de Deus.

Durante a filmagem, Alcântara passa os dedos no material semelhante a óleo para confirmar a suspeita.

“O paraíso da gente, todo manchado de óleo, se for algum vazamento, culpa da Petrobras”, sentenciou o comerciante nas imagens.

+Em vídeo, morador reclama de praia suja de óleo em Madre de Deus

Dois dias depois, pescadores e marisqueiras, fizeram um vídeo  em que mostravam  as mãos sujas de óleo na praia da  AV. Beira Mar, no Caipe de Baixo, em São Francisco do Conde.

“Se acontece com nossas mãos aqui, o que acontecerá com os mariscos que nós vamos vender para os demais”, disse o pescador que não teve a identidade revelada. Nas imagens, ele conta ainda que tentou amenizar a situação de uma rede  que acabou perdendo por causa do ocorrido. Eles alertam que encontraram peixes mortos no local, após o aparecimento da mancha de óleo. (Saiba mais)

Petrobras realizou ações de limpeza na praia do Bonfim, em Madre de Deus, prepostos da empresa também estiveram na região do Caipe, em São Francisco do Conde. A companhia não informou o motivo da limpeza na praia de Madre de Deus, nem se foram realizadas as mesmas ações em São Francisco do Conde.

Confira a nota na íntegra:

A Petrobras informa que concluiu cerca de 99% dos trabalhos de limpeza na região de Pitinga, em Candeias. A companhia esclarece que aumentou a área da inspeção e segue com os serviços de limpeza e monitoramento. Não foi confirmada a ocorrência de resíduos de água oleosa em Madre de Deus e São Francisco do Conde relacionadas ao fato.

A Petrobras realizou ações de limpeza na praia do Bonfim, em Madre de Deus
Supermercado cunha