‘É o bem mais precioso que eu tenho’, diz vereador de Madre de Deus sobre seu pênis

O vereador Anselmo também soltou um pérola ao afirma que levou "52 dedadas" referindo ao exame de toque.

‘É o bem mais precioso que eu tenho’, diz vereador de Madre de Deus sobre seu pênis (Foto: Bahia Manchetes)

Um comentário do vereador Kikito Tourinho (PPS) causou estranheza no pequeno público que participava do evento Outubro Rosa na Câmara Municipal de Madre de Deus na manhã de segunda-feira (2).  O parlamentar destacou o próprio pênis como seu bem mais precioso.  A declaração foi durante a sessão especial de conscientização ao câncer de mama.

“Na minha infância sempre tomei cuidado com o bem mais precioso que eu tenho: Que é meu pênis (sic). É como os homens né, como as mulheres. Então cada um cuida do seu jeito. Eu tenho meu bem mais precioso (sic)”, disse o parlamentar, reconhecendo que não sabia que existia câncer de pênis. Segundo ele, mesmo assim, tomava certos cuidados com o órgão genital, pontuando a importância de lavar as mãos ao usar o banheiro. “As pessoas, acho que brincam demais com certo tipo de coisas do nosso corpo que é tão sensível: que é o pênis, que a vagina da mulher, tal… Os seios e tudo mais que tem que ser tocado (sic)”, disse Kikito, tentando criar uma relação entre os órgãos genitais e o autoexame de mama. O Bahia Manchetes tentou o contato com vereador através de mensagens e ligações, mas  até a publicação dessa reportagem não obteve resposta.

Supermercado cunha

Veja o vídeo abaixo:

O vereador Anselmo Duarte (DEM) também soltou uma pérola na primeira ação de conscientização do Outubro Rosa. Ele destacou que com 40 anos tomou sua ‘primeira dedada’, quando foi interrompido pela secretária municipal de saúde Rosânia Rabelo que corrigiu a declaração do vereador: “É exame de toque”. O parlamentar insiste, afirmando que gosta assim porque o urologista fala desse jeito: “Venha cá tomar sua dedada”. Pelos cálculos do vereador, ele estava fazendo o exame de toque 4 vezes por ano, uma vez a cada 3 meses, nos últimos 12 anos.

“Desde meus 40 anos, eu tomei minha primeira dedada. Hoje estou com 52 anos, significa que eu tenho 52 dedadas, e não tô aqui”, dizia Anselmo, quando foi interrompido pela secretária municipal de saúde: “É exame de toque”. Ele continua: Mas veja bem, eu gosto assim pra poder… Porque assim que o urologista fala: ‘venha cá tomar sua dedada’”. Ele completa, afirmando que “está vivo, e esta tudo sobre controle”.

Veja o vídeo abaixo:

A sessão 

A vereadora Cláudia Copque (PSB) presidiu a sessão especial de conscientização ao câncer de mama, e destacou durante entrevista que não se intimidou pelo baixo número de participantes. Ela enfatiza a satisfação de realizar o evento. Questionada sobre um antigo pedido de mamógrafo para o município. Claudia ressalta que um mamógrafo seria “dispendioso” para cidade.

“Seria muito dispendioso realmente para o município, desde quando temos um município tão próximo de Salvador e que atende toda demanda do nosso município: são 90 exames por mês que acaba não atingindo todos (sic)”, disse a vereadora.

A secretária municipal de saúde Rosânia Rabelo disse que as ações de conscientização na saúde no mês de outubro e novembro, serão voltadas  para mulheres e homens, realizando triagens nos Postos de Saúde da Família (PSF) para acompanhamento com o urologista no caso dos homens. Enquanto o centro de referência da mulher vai tratar das especialidades como genecologista e mastologista. Segundo a secretária, a ação que começou no dia 2 de outubro vai até o dia 30 de novembro.

SINART