Com olhos marejados, seminarista Igor Gonçalves recebe o Leitorato: ‘Gratidão é a palavra’

A Celebração Eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, foi realiza na capela do Seminário São João Maria Vianney, em Salvador. 

Com olhos marejados, seminarista Igor Gonçalves recebe o Leitorato: 'Gratidão é a palavra'-Foto: Catiane Leandro, Jornalista e fotógrafa.

Com os olhos marejados por não conseguir esconder a emoção, o seminarista Igor Gonçalves da Silva deu mais um passo no caminho em preparação ao sacerdócio, e recebeu na quarta-feira (5), o Ministério do Leitorato.

A Celebração Eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, foi realiza na capela do Seminário São João Maria Vianney, em Salvador.

Ao receber o Leitorato, o seminarista Igor torna-se, oficialmente, um leitor apto a proclamar a Palavra de Deus durante a Liturgia.

“Neste itinerário de formação, no qual vamos nos configurando ao Cristo Bom Pastor, a Igreja vai nos confirmando em nossa vocação”, disse Igor.

Ele acresenta que “essa confirmação da Igreja, através do bispo, Dom João Carlos Petrini, que, me instituindo leitor, me confirma e envia para anunciar a Palavra a todo o Povo de Deus”.

Celebração Eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini -Fotos: Catiane Leandro -Jornalista e fotógrafa.

Durante a homilia, Dom Petrini falou sobre a alegria em conferir este ministério a Igor que, desde 2013, se prepara para receber a Ordenação Sacerdotal, prevista para 2021. Dom Petrini entregou a Igor o Evangeliário, que é o livro das Sagradas Escrituras. Neste momento, aconteceu o rito de instituição do Leitorato.

O padre Gil Peixinho agradeceu à mãe de Igor, dona Sidileide, em seguida, descreveu o seminarista como “uma joia” e “um diamante” para o trabalho missionário do Reino de Deus. Ele lembrou ainda, uma das ações de Igor, que conseguiu doações de alimentos não perecíveis para o seminário que mobilizou o município de Madre de Deus.

O seminarista afirmou que é  muito grato ao reitor, padre Gil, e aos demais formadores por “tamanho cuidado e dedicação com a formação dos futuros presbíteros da Igreja”.

“Gratidão é a palavra que resume e que define tudo o que estou sentindo por este momento”, disse Igor.

O jovem seminarista Igor Gonçalves, desde cedo, sempre teve um propósito claro em mente. E ele provou que a garra, perseverança e fé  são combustíveis para driblar qualquer obstáculo quando se quer conquistar algo, como relata uma amiga.

“Ele é muito querido em Madre de Deus, lembro-me que quando eu e meu esposo planejamos o casamento, Igor se ofereceu para ajudar a organizar os detalhes com a Paróquia. Quando chegamos na Igreja, fiquei emocionada com a organização. Ele é uma pessoa maravilhosa e merece essa conquista”, disse Michele Santana.

Os vereadores Kikito Tourinho e Cláudia Copque, os secretários, Ericson Gomes,  Nita Brito e a funcionaria da prefeitura Tatiane Amaral, prestigiaram a Celebração Eucarística.

 

Seminarista Igor Gonçalves durante Celebração Eucarística-
Foto: Catiane Leandro, Jornalista e fotógrafa.

Reportagem com informações do texto de Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador.